Pesquisar

sábado, 11 de abril de 2015

DIA 14 DE ABRIL É A VEZ DE VANESSA LONGONI NO
VERÃO MUSICAL NO CASTELINHO

Cantora apresenta músicas dos seus dois trabalhos solos  “Canção para voar”

foto: César Dutra

Vanessa Longoni é a próxima atração do Verão Musical no Castelinho, dia 14 de abril, terça, às 20h.  Com um som que passeia pelo pop sofisticado, a cantora vai apresentar canções dos seus trabalhos solos, “A mulher de Oslo” (2008) e “Canções para voar” (2013). A programação do mês de abril segue com shows de Livia Nestrovski e Fred Ferreira (21/04) e Liber Trio (28/04). O encerramento será com Edu Kirieger, no dia 5 de maio.  A entrada é franca.

Com formação lírica, Vanessa começou sua carreira na sua terra natal, Porto Alegre com o pé direito. Mal foi lançado, o primeiro CD, “A mulher de Oslo” levou o Prêmio Açoriano de música nas categorias melhor disco, intérprete e instrumentista (Angelo Primon) de MPB e melhor produtor musical (Arthur de Faria).  Foram cinco anos de intervalo entre um CD e outro e a mudança para o Rio de janeiro.  Mas em 2013, foi a vez de “Canção para voar” alçar vôo, com produção assinada pelos irmãos Gastão Villeroy e Antonio Villeroy. Para o show no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, a cantora selecionou as músicas  “Mercado” e “Nascimento de Vênus”, ambas de Délia Fischer, “Fast folhinha”, de Antonio Villeroy,  “Bora”, de Eugenio Dale e “Onda do mar”, de Pedro Mangia, entre outras.

O projeto Verão Musical no Castelinho tem curadoria de Jorge Lz, e a proposta é aproveitar o espaço público para promover, gratuitamente, espetáculos que divulguem artistas que estão se destacando no meio musical. Ao todo, o projeto apresentará 15 shows, em formato pocket, até maio. O  patrocínio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Verão Musical no Castelinho é produzido pela Zucca Produções, que atua, desde 2004 no meio cultural e tem no currículo peças de teatro, espetáculos de dança, exposições e festivais de música

Sobre o Castelinho
Projetado em 1916 pelo italiano Gino Copede, o Castelinho teve sua construção finalizada em 1918 pela Construtora José da Silva Cardoso e Silva. A edificação eclética, obviamente de tendência italiana, mistura elementos de estilos e épocas diversificados: barroco, renascentista, neogótico francês e art nouveau.

Realizado para servir de residência ao proprietário da mesma construtora, Joaquim da Silva Cardoso e  sua esposa, o espaço foi ocupado pelo casal até 1932, quando foi vendido para um rico imigrante português. O último proprietário do castelo foi o senador Mendonça Martins até 1964, quando ele faleceu e o imóvel passou a integrar o espólio da família, dando-se início a um tumultuado processo quanto ao seu destino. A decisão final sobre a ocupação aconteceu em 1983, quando Pedro Nava, então presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, aprovou o tombamento do famoso prédio da Praia do Flamengo, por meio do Projeto 464/84, Lei Ordinária 606/84.

Em 1989, depois de sucessivas ocupações irregulares e predatórias, iniciou-se a restauração do prédio. Finalmente, em 20 de dezembro de 1992, a Prefeitura entregou o “Castelinho do Flamengo”  à população, convertido então no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), em homenagem ao grande dramaturgo, mais conhecido como Vianninha, que construiu sua carreira no Rio de Janeiro.


PROJETO VERÃO MUSICAL NO CASTELINHO 

Dia 14/04 – terça-feira - 20h
Show de Vanessa Longoni
Garagem do Castelinho
Praia do Flamengo 158 - Flamengo
Tel:  21.2205-0655
Capacidade: 50 pessoas
Censura livre
Entrada Franca

PRÓXIMOS SHOWS
Dia 21/04 -  Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
Dia 28/04 -  LiberTrio
Dia 05/05 -  Edu Krieger

________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa
Armazém Comunicação- Tel: 21.3874-7111
Christina Martins – 21.98128-6104 - christina@armazemcomunica.com.br