Pesquisar

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014




UMA FESTA INESQUECÍVEL, NA MAIS FAMOSA PRAIA DO MUNDO.
EIS COPACABANA NO RÉVEILLON REPLETO DE PAZ...




De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques



A prometida chuva, anunciada por trovoadas e relâmpagos no fim da tarde, ficou na promessa . O calor, o suor, o bom tempo, a alegria das pessoas tudo contribuiu para a   tradicional queima de fogos na Princesinha do Mar, no Rio. A festa, que trouxe muitas lágrimas aos olhos do público, mais uma vez emocionou milhões de corações que receberam o novo ano de queixo caído, babando, como diria aquela que se diz cantora..
As pessoas aguardaram com ansiedade, maquininhas e celulares na mão e os primeiros cliques registraram uma chuva de cores e formas. O show pirotécnico durou 16 minutos e teve como tema o filme de animação “Rio”. As músicas do longa, inclusive, embalaram o início da sequência de explosões, que tiveram as seguintes etapas: Voo azul, Floresta de Cores, Natureza Exuberante, Aquarela Carioca, Paz e Luz e Bem-vindo 2014.

Mikaela Cabral, e os anfitriões Aloysito Maria Teixeira e Joana 

Até quem nunca encarou a multidão de Copacabana aprovou a festa e todos se surpreenderam com a beleza dos fogos. A orla estava bem policiada e pela primeira vez, um pouco menos suja. De fato, agentes da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) fizeram ronda em peso durante toda a festa. As lixeiras eram esvaziadas e saquinhos de coletiva seletiva foram distribuídos aos milhares para a população.
Os poucos banheiros químicos, de fato, eram inexpressivos para a quantidade de gente. E  para resolver o problema do xixi sem ser flagrado por um guarda  na rua, pedestres utilizavam os banheiros de alguns restaurantes da orla em troca de um “agrado” para os garçons. A atitude foi melhor do que começar o ano 2014 na delegacia.
Pela primeira vez, assisti a queima dos fogos do alto de um terraço de apartamento de andar inteiro no Posto Seis, ao lado do Hotel Sofitel, que na minha história de jornalista tem registro porque ali entrevistei Tina Turner, John Travolta, e ouvi Frank Sinatra cantar a menos de dois  metros da mesa onde estava, ao lado de Roberto Irineu Marinho e de sua mulher.
Pois bem, se é para bancar o chique novamente, vamos ser chiques. Convidado pela querida Yacy Nunes, excelente jornalista, fui com amigos e o competente fotógrafo Daniel Marques, com sua mãe e a irmã, participar da bela festa, comandada por Aloysito Maria Teixeira e a querida esposa Joana, proprietários do Copacabana Praia Hotel.


Thaynah, Luiz Carlos Lourenço, Yacy Nunes e Joana 


 Entre os colunáveis recebidos pelo casal anfitrião destacavam-se Bete Suzano, Ana maria Reis, artista plástica e filha do deputado Milton Reis, Jose Carlos Montenegro o homem do Ibope, o empresário Luiz Aranha Neto o fotógrafo Daniel Marques e o empresário mineiro Aluizo Bronzato, que veio de Boston especialmente para a festa.
Como manda a tradição, as festas de Réveillon na praia de Copacabana são sempre marcadas por muitos shows e este ano, nos três grandes palcos espalhados pela orla prevaleceu uma seleção musical que misturou o funk, samba, a música popular brasileira e o pop. Com a presença de Nando Reis, o funk do Baile do Passinho, a energia do Lulu Santos e o axé do baiano de Carlinhos Brown, além da sambista Beth Carvalho..

Os anfitriões e seus convidados

Vinte e quatro toneladas de fogos explodiram nos céus lançados das Bálcãs colocadas do Posto Seis ao Leme, renovando a esperança de mais de dois milhões de pessoas. Junto com os desejos de paz, saúde e prosperidade.
Muitos brasileiros presentes à festa aproveitaram para lembrar que 2014 será o ano da Copa do Mundo no Brasil e pediram para que o Brasil seja novamente o campeão, como comentou Ricardo Gitahy, de Piedade.
-Vamos aguardar mais esta taça. A ideia já foi lançada!