Pesquisar

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DO OUTRO LADO DA BAÍA DE GUANABARA
AS LINDAS PAISAGENS DE NITERÓI E ARREDORES






De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques


 Muita gente desconhece, mas a  cidade de Niterói o terceiro destino turístico do Estado do Rio de Janeiro, ficando somente atrás da cidade do Rio de Janeiro e do balneário de Búzios,  e para os amantes de belos recantos, o município dispõe de  inúmeras atrações turísticas voltadas a sua natureza, a sua história e a sua cultura.
Niterói possui um gigantesco complexo natural, que atrai muitos visitantes e compõe o turismo niteroiense. Um rico patrimônio histórico-cultural com montanhas, praias, além dos seus museus, igrejas, teatros e arte em vários estilos, hábitos e costumes. A arquitetura é de uma impressionante beleza estética e importância histórica. Enfim, um acervo dos mais atraentes está à disposição. O mais importante conjunto de Fortes e Fortalezas do Brasil, exibe em sua construção arquitetura e paisagem marcantes, em um cenário que revive um importante pedaço da história do país.


Segundo o Ministério do Turismo, Niterói está  entre os 10 municípios incluídos na lista de roteiros turísticos no Estado do Rio para a Copa do Mundo de 2014, e por ser a cidade mais próxima da capital, uma das cidades-sede da competição – tem grande potencial para ser uma das mais visitadas. As maiores atrações são seus pontos turísticos naturais e parques, suas praias, além de áreas para a prática de esportes, museus, fortes e fortalezas.
A cidade de Niterói possui 11 quilômetros de praias de rara beleza, entre as quais se destacam Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga, Itaipu e Sossego, todas na Região Oceânica, e Icaraí, São Francisco e Charitas, na Baía de Guanabara. Entre as belezas naturais, vale ressaltar a Serra da Tiririca, reserva de Mata Atlântica, paraíso para os amantes de trilhas.
Em Niterói tem destaque o Campo de São Bento, área do Parque Prefeito Ferraz, nome oficial do Campo de São Bento, principal área verde de Icaraí, situa-se no coração do bairro. Abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato. Oferece inúmeras atrações, como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.


No Parque da Cidade de Niterói, uma área de preservação ambiental do município, localizada no Morro da Viração, a uma altitude de 270 metros. Possui um mirante de onde é possível admirar as lagoas de Piratininga e Itaipu, as praias, os bairros e a Baía de Guanabara, assim como um belo panorama da cidade do Rio de Janeiro. No local existem duas rampas para prática de voo livre. Já o Parque Ecológico Darcy Ribeiro, localizado entre o Engenho do Mato, Rio do Ouro, Pendotiba e a Serra do Cantagalo, o parque possui Mata Atlântica nativa, cachoeiras, lagos, grutas e cavernas. Outra atração de destaque em termos de natureza é o Parque Municipal Eduardo Travassos, também conhecido como Parque da Águas, que  homenageia seu idealizador, engenheiro Eduardo Travassos. A área revitalizada em parceria com a concessionária Águas de Niterói tem 32 mil metros quadrados e abriga o maior reservatório de água da cidade, com capacidade para 9 milhões de litros. A entrada é localizada pela Rua Vladimir Alves Machado, s/nº, Centro.


Outro ponto de destaque da cidade é o Horto Botânico de Niterói, também conhecido por Jardim Botânico de Niterói ou Horto do Fonseca, localizado na Alameda São Boaventura no bairro do Fonseca. Com mais de um século de existência, o Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás, sapucaias e também com espécies raras como o "pau mulato", só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia. Com uma de 258 mil metros quadrados, recebe diariamente pessoas em busca de ar puro, contato com a natureza e tranquilidade para práticas esportivas e de lazer. Considerada uma ótima opção para os moradores do bairro que não podem contar com o calçadão das praias por conta da distância.
Destacam-se ainda a Duna Grande de Niterói, com 100.000 m² de área com 30m de altura, totalmente coberto de areia, sendo identificado como jazida arqueológica pela presença de restos ósseos, lascas de quartzo e instrumento de povos antigos, a praia de Itapuca, um monumento de formação rochosa que se localiza entre as praias de Icaraí e das Flexas, respectivamente praias dos bairros de Icaraí e Ingá e a Ilha da Boa Viagem,: de relevo bastante erodido, com pequenas grutas e coberta de vegetação, tem excelente localização em relação à entrada da Baía de Guanabara. É um ponto de onde se avistam todas as embarcações que chegam ou saem da baía. O seu sítio é um dos principais monumentos da história de Niterói, por suas edificações e caminhos escavados na pedra. Na ilha, o sacro e o profano, a religião e a guerra, sempre conviveram. Como conviveram em todo processo de expansão marítima e colonização - a Igreja, o Fortim, e a Escola de Aprendizes Marinheiros (1840 a 1846). Até mesmo um lazareto, local para abrigo de tripulações em quarentena, cogitou-se construir no local.

Devem ser visitados ainda outros pontos turísticos como a Lagoa de Itaipu, lagoa de água salgada localizada no distrito de Itaipu, a Lagoa de Piratininga, lagoa de água salgada localizada no bairro de Piratininga e Cafubá, e a Pedra do Índio, um monumento natural de formação rochosa que se localiza na Praia de Icaraí, do município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. A pedra é um ponto ótimo para pescadores locais e apreciadores da Praia e do resto da Baía de Guanabara.




Vale ainda um passeio pela Serra da Tiririca, uma serra divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições. É uma área de preservação permanente. Nas baixadas, onde as florestas continham madeiras valiosas como o vinhático e o pau-brasil, Ainda podem ser encontradas nas matas dos morros da região, plantas importantes da flora de Mata Atlântica. Na área das praias, destacam-se a Praia de Icaraí, que é sempre palco dos maiores eventos promovidos na cidade, com 120 metros de extensão, mantém espaço para diversos esportes e possui um calçadão procurado por todos para passeios, caminhadas ou apenas admirar a bela vista panorâmica, onde se avista a Fortaleza de Santa Cruz, o MAC,  Museu de Arte Contemporânea, o Pão de Açúcar e o Corcovado.   Por fim, não deixe de conferir a Praia de Iracoatiara, que tem cerca de 700 metros de extensão, é considerada o paraíso dos surfistas por suas ondas. Mas existe também um recanto para pessoas de não gostam de ondas, chamado prainha, de águas sempre calmas. Suas águas são claras e uma vegetação de restinga domina toda a extensão de suas areias. É uma praia que oferece grande riqueza de paisagem.