Pesquisar

domingo, 1 de dezembro de 2013

ARVORE DA LAGOA CHEGA À MAIORIDADE 
E ENCANTA,  MESMO DEBAIXO DE CHUVA








De Luiz Carlos Lourenço
Fotos: Daniel Marques

 Com o tema “Celebração à Vida”, a Árvore da Lagoa, como é popularmente conhecida pelos cariocas, foi inaugurada ontem, mesmo com tempo ruim, muita chuva, lama, mas conseguiu chegar à maioridade e completa 18 edições consecutivas. A cenografia, como “d´habitude” foi assinada por Abel Gomes, e encantou quem se arriscou a enfrentar um trânsito caótico para chegar até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com a instabilidade, muitos preferiram acompanhar a inauguração pela TV, internet e pelas redes sociais.
 O início de final de semana começou  com tempo ruim, com chuva em alguns pontos do Rio de Janeiro, mas o fato  não afastou a animação de milhares de e visitantes que acompanharam a inauguração da Árvore da Lagoa, neste sábado (30).



 Já no meio da tarde, milhares de pessoas se aglomeravam junto  ao Parque do Cantagalo para aguardar os espetáculos "Um conto de natal", de Charles Dickens, e "O Expresso Polar", de Chris Van Allsburg, tendo como atrações as presenças e vozes do ator e cantor Daniel Boaventura e da “Cigarra “ Simone. Ao fim da apresentação dos artistas, o símbolo natalino mais conhecido no Rio de Janeiro foi, enfim, iluminado e cercado de fogos de artifício oficialmente por volta de 21h10m.
 A chuva, que fez a alegria dos vendedores de capas plásticas, incomodou os visitantes desde o início da noite e só parou às 20h30h, instantes antes do fim do espetáculo e do esperado show de luzes. 
  Deslocando-se da Tijuca para a Lagoa, Andreza Silva abraçava orgulhosa o filho Mateus Silva do Valle Carneiro, de apenas dois anos, e que pela primeira vez assistiria o espetáculo. Ela estava acompanhada da madrinha do garoto, Kássila Lima e do casal Felipe Ferreira e Laila Fecher.


_ Meu marido não quis vir junto, na última hora e nós resolvemos tomar o rumo da Lagoa, assim mesmo, com chuva, engarrafamento, mas não nos arrependemos, tal a beleza desde espetáculo. Deixamos o carro a quilômetros daqui, na Gávea, mas acho que está valendo a pena. Disse Andreza. 
 O garoto Mateus assistiu toda a festa segurando uma lanterninha colorida que o encantou, só tirando a capinha de chuva para se transformar no Capitão América quando os primeiros fogos começaram a estourar.

Já o casal Lucas Marques Duarte e Stephanie Lana, em início de namoro, não se incomodaram com a chuva e só queriam ficar trocando beijos e afagos no meio da multidão. A cantora Simone, em sua quinta apresentação para o publico no espetáculo, disse que mesmo com a chuva, estava muito animada em  rever o que chama de “seu público de Natal”:
 “O espetáculo é o povo, me sinto presenteada ao ver estas milhares de pessoas cantando junto comigo, numa união dos corações e de esperanças para um Brasil melhor. A gente tem que comemorar, é um presente. A Árvore é linda e é um presente ao Rio de Janeiro também", exclamou!
 Ao seu lado, o ator Daniel Boaventura, outro protagonista do musical, mostrav-se empolgado com a chance de cantar canções em português, já que está acostumado a músicas em inglês e italiano.
VIPS ENCANTADOS



   Entre as centenas de convidados para a festa de inauguração, circulavam a atriz Alexandra Richter,a delegada Marta Rocha, a produtora musical Aniela Jordan acompanhada de Stefen Dausberg, Leleco e Maninha Barbosa, Liliana Rodrigues, o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, Carlos Arthur Nuzman atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e presidente da Organização Desportiva Sul-Americana. junto com a mulher, a jornalista e apresentadora Márcia Peltier e o padre Jorjão, da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Circulavam ainda na área vip ainda o cantor Eduardo Dusek e o Diretor-Presidente da Bradesco Capitalização, Norton Glabes Labes.


 Também presente à festa, a atriz e cantora Sylvia Massari, conhecida do grande público 
por sua participação em musicais de grande sucesso como Evita, O Quebras Nozes, Noviças Rebeldes e A Estrela Dalva, entre outros, falava aos amigos de seus projetos musicais:
_ Já estamos ensaiando o musical “Sim, eu aceito”, que vamos montar como ator Osmar Prado, tendo o apoio da Bradesco Seguros, que organiza esta bela festa. 
 Em torno da árvore, moradores da Lagoa com apartamentos com varandas que dão visão para o espetáculo, também receberam parentes e amigos, como o casal Luis Carlos de Queiroz e Marise Oliveira:



-  Esta festa é um encantamento e os menores, como Victor e Gabriel ficaram maravilhados com a queima de fogos, disse Marise.
Em 2013,  com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas. Para iluminá-la, foram instaladas 3,1 milhões de micro lâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e cem refletores de led. Cinco geradores compactos, com a capacidade para iluminar 120 estátuas do Cristo Redentor, alimentarão a estrutura.
Por conta do evento, o Metrô disponibilizou ônibus na estação Siqueira Campos para fazer integração até a Árvore. Já a Prefeitura, mobilizou 120 agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal para manter a fluidez do trânsito e orientar os pedestres nos arredores da Lagoa. Mesmo antes da inauguração da Árvore, vários carros foram multados e rebocados em operação da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, por estacionarem em local proibido. Até 17h, 97 veículos tinham rebocados.