Pesquisar

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ENTRE BEIJOS E SORRISOS, DANIELA MERCURY LANÇA
LIVRO COM A MULHER, MALU, EM LIVRARIA DO LEBLON





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques


A cantora Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa estiveram na livraria Travessa, no Rio de Janeiro, por mais de três horas, nessa segunda-feira (9), para o lançamento de Uma História de Amor, livro escrito pelo casal, com o ponto de vista de cada uma sobre o relacionamento amoroso. A noite quase não contou com a presença de outros artistas, mas dezenas de fãs e admiradores de Daniela esperaram com paciência em longas filas para receber seus autógrafos e, principalmente, para registrar o momento especial em fotos com a dupla. A cantora chegou ao Shopping Leblon de mãos dadas com sua companheira pouco depois das 19 h, recebida por amigas e por um batalhão de fotógrafos que aguardava o casal. Em suas primeiras palavras aos jornalistas, Daniela Mercury sintetizou o teor do livro.


“O livro mostra o clima de amor que estamos vivendo, um  clima de paixão intensa e eternizamos no livro tudo o que que decidimos fazer o que já sentíamos vontade desde o primeiro beijo: trocar alianças, casar, morar juntas e enfrentar o desafio de criar três meninas com idades e necessidades tão diferentes". Todos os que me cercam apoiaram a idéia e consideram nossa atitude um avanço na luta contra o preconceito”, salientou. Daniela Mercury e Malu Verçosa decidiram que pretendem realizar várias sessões de autógrafos por muitas cidades brasileiras e no próximo dia 16, será a vez da Bahia receber o lançamento, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.  Nós transformamos em palavras a a história de um relacionamento feliz e nossas memórias afetivas vão servir de armas na luta contra a homofobia.



Primeira a chegar na longa fila de autógrafos, Tatiana Tomé Cordeiro, moradora na Ilha do Governador, contou que chegou ao shopping por volta das 15 h, correndo para o caixa comprar  dois exemplares, um para ela e outro para a amiga Thaise Campos, sua vizinha de bairro, que chegou mais tarde.
Daniela brincou durante todo o tempo da noite de autógrafos, chegando a cantar à capela alguns sucessos de seu repertório, acompanhada dos fãs. “Estou feliz porque estou vivendo um momento muito pleno, coroado com o lançamento do livro.  Ele é biográfico de um ano de relação no qual a gente comenta sobre as angústias de se colocar nosso amor nas redes sociais e contando também como foi a repercussão explosiva de tudo isso.
Muitos amigos que pretendiam receber o autógrafo no livro acabaram desistindo, como foi o caso do cantor Leo Jaime. Já o comediante e promoter Amin Khader, depois de esperar por mais de uma hora na fila, decidiu contornar uma estante de livros e foi até a mesa dos autógrafos, para beijar e se despedir de Daniela. “Tenho outros compromissos importantes, não dá para esperar e eu não sou de furar filas. Em outro momento eu pego a dedicatória das duas”.


MUITOS BEIJOS





 Poucas horas antes do lançamento, o casal tinha participado do programa  “Encontro com Fátima Bernardes, do qual participou também a atriz Giovana Antonelli, que na próxima novela das 21 h da Rede Globo.  Giovana vai viver uma história homossexual na trama, largando o marido para se apaixonar perdidamente por outra mulher. No programa matutino, Daniela disse que conquistou Malu escrevendo poemas para ela. 
No livro, é possível ler algumas dessas poesias escritas pela cantora. Uma delas, chamada "Entre Minhas Pernas", diz o seguinte: "Entre minhas pernas tem um vulcão, um furacão. Tem indecifráveis sentidos, amores distraídos, memórias de beijos. Entre minhas pernas tem um circo, tem fogos de artifício. Tem medo e música. Tem o infinito.


E o livro surpreende em outra página,  quando Daniela diz que "nós mulheres, temos o corpo de água, cheiro de flor, formas de fruta, somos montanhas e precipícios, somos um vício, entrar numa mulher é mergulhar na imensidão do ser, é voltar à origem de tudo". A obra literária  conta ainda com depoimentos da cantora e da jornalista, narrando  as reações de uma e de outra desde que Daniela decidiu postar a foto das duas no Instagram. Durante as fotos, as duas sorriram, brincaram e trocaram alguns beijos para os fotógrafos. Depois do lançamento, Daniela e Malu seguiram com alguns amigos para o restaurante Quadrucci, no bairro do Leblon, onde jantaram.






Ao reconhecer entre os jornalistas,  o profissional Luiz Carlos Lourenço, Daniela lembrou que o mesmo, anos atrás, foi quem a  levou ao encontro de Herbert de Souza, o Betinho, para uma passeata pela Paz realizada no centro do Rio. “Faz mais de dez anos, mas eu lembro bem de você. E você sabe que eu sempre fui uma lutadora pela paz. Agora fui convidada pela ONU para estrelar a versão nacional da campanha Free and Equals” da ONU, contra a homofobia. A ação deve ser lançada ainda em dezembro.  O cantor Rick Martin também participa do projeto. O cantor, ex-Menudo,  assumiu ser gay, é pai dos gêmeos Matteo e Valentino, de 5 anos.Malu Verçosa e Daniela Mercury se casaram no dia 12 de outubro, na mansão da cantora, em Salvador, na Bahia. Elas montaram uma grande festa para 250 pessoas e usaram vestidos de noiva a personalizados pelo artista plástico Iuri Sarmento. A lua de mel da dupla foi realizada em Fernando de Noronha. 



Durante a série de autógrafos, as duas foram surpreendidas por uma fã mirim, Amanda Luiza, moradora no Recreio dos Bandeirantes foi à livraria com a mãe e abraçada a um boneco muito parecido com um bebê nascido.
“O nome dela é Milady e é igual aqueles bebes feitos com material importado,  a coisa mais real que existe no mercado, com cabelos implantados fio a fio. Possuem veias pelo corpo d tem tamanho, peso, e cheirinho de bebe de verdade  “Ainda está com cara de joelho, parece que saiu da maternidade há pouco”, brincou Daniela, ao examinar o boneco.
Outra  cantora  que esperava paciente os autógrafos era a baiana Cândida Nunes, que usa o nome artístico de Candi Nunes. Ela é fã de Daniela desde menina e conheceu também Malu Verçosa, de quem foi colega de escola ainda adolescente. Candy vive atualmente em São Paulo e passa uns dias de férias no Rio de Janeiro. Está lançando seu primeiro CD, o Soteropaulistana, que pode ser acessado no endereço, (www.candynunes.com). 




“Amei rever as duas, elas representam um talismã para eu tocar minha carreira”, disse, emocionada.
Fã incondicional de Daniel Mercury e de Michael Jackson, Leandro Lapagesse, 31 anos, tem espalhado por todo o corpo imagens do cantor nas várias fases de sua carreira, mas considera Daniela seu incentivo nacional.
“A tatuagem de Daniel está gravada  no meu coração, adoro, vou a todos os seus shows, tenho todos os seus CDs e certamente estarei no próximo espetáculo que ela fará no Rio no dia 4 de janeiro, no Teatro Bradesco, no Shopping  VillageMall, na Avenida das Américas. 


Durante a série de autógrafos, Daniela Mercury interrompeu as assinaturas para atender a repórter Carolina Giongo, da Rede TV, que a entrevistou para o programa TV Fama. Apresentado por Nelson Rubens. Em alguns momentos, parava tudo o que estava fazendo para retocar o make-up com seu maquilador baiano, Ricardo Brandão.
“Tem que disfarçar as ruguinhas e o rosto suado, para ficar bem na fita”, brincava ela. 
Outro fã da cantora, o arquiteto Richard Gomes, confessou ser fã de Daniela desde o 14 anos:
“Esse é um dia histórico para mim, vendo o coroamento de uma história de amor que merece um livro que a eternize. Essa é a primeira coisa que me veio à mente quando vi as primeiras páginas da publicação, disse, ainda emocionado com as fotos que conseguiu ao lado da dupla.
Ao se despedir dos amigos, no fim da noite, Daniela diz que estava gratificada com a receptividade das pessoas que param as duas na rua:
_ Eles percebem que é uma celebração da paixão que todos deveriam fazer uma vez na vida e é um manifesto em defesa da liberdade que apenas elas poderiam fazer com legitimidade. Nem ela nem eu temos espírito para viver escondidas. Acredito em falar contra o preconceito. Um dia as pessoas perceberão que todo mundo é diferente e que merecem celebrar, acima de tudo, o amor.  



E elas demonstraram o que é o amor, durante a entrevista.  Olharam-se nos olhos o tempo todo, cochicharam, trocaram brincadeiras e afagos. Pareciam duas meninas felizes. É difícil não perceber a química poderosa entre elas e é muito fácil se tornar amigo e simpatizar com este novo casal de um novo século.
Daniela prova que não tem medo de carregar bandeiras: foi casada com dois homens, e é mãe de cinco filhos, e da noite para o dia virou símbolo homossexual. Ela hesita até em usar esta expressão, por não gostar der rótulos.
“Sou uma pessoa livre para ter relações livres com outras pessoas. Sou uma mulher que tem atração física por homens e mulheres”, diz ela e Malu completa: “comigo é o mesmo. Meu histórico é parecido”.