Pesquisar

quarta-feira, 6 de março de 2019

Portugal sedia 20º Congresso Internacional de Educação da LBV


Fotos: Paula Sueli

Especialistas de vários países debateram como a emoção influencia o aprendizado nas diversas faixas etárias.

A Legião da Boa Vontade (LBV) de Portugal promoveu, nesta quarta-feira, 6 de março, no mês de seu aniversário de 30 anos de atuação no país, a 20ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV, na cidade do Porto.

Durante a oficina, participantes se reuniram em grupos e trocaram suas experiências pedagógicas.

A pedagoga Dayane Novaes Bufeti ministrou a oficina “experiências para fortalecer vínculos: minha identidade - da infância à terceira idade”.


O Congresso de Educação ainda promoveu uma capacitação do chamado “Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI)”, ministrada pelas pedagogas Gisela Portilho e Aline Braga Trevisan.

A capacitação do Maprei foi realizada num clima de muita alegria e descontração.


A capacitação do Maprei (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) apresentou aos congressistas o método facilitador da LBV, criado por seus professores e utilizado para montagem de planejamentos educacionais.


Educadores participam de uma das palestras lúdicas promovidas durante o 20º Congresso Internacional de Educação, da LBV.
 

As professoras Andressa Santos e Karen Reis Ribeiro ministraram a oficina “Brincadeiras infantis para reforçar os vínculos afetivos na família”.


Congressistas acompanham, com atenção, as palestras do 20º Congresso Internacional de Educação, promovido pela LBV.

A master coach Wayniere Valim, empreendedora, especialista em Inteligência Comportamental e Alta Performance de pessoas e organizações e fundadora da Ways Up Soluções, palestrou sobre “Inteligência Emocional: habilidade do educador do futuro”.

Dr. Manuel Nuno Alçada, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, palestrou sobre “A importância da empatia e do relacionamento humano na educação e na formação dos estudantes”.

Em sua palestra, o dr. Trevor O'Brien, doutor em Educação, formador de professores de alunos com necessidades especiais, docente do Departamento de Psicologia Educacional, Educação Inclusiva e Especial, do Mary Immaculate College, na Irlanda, destacou a palestra proferida pela LBV, na segunda-feira, para educadores de Cork e de Limmerick. Na ocasião, o professor afirmou que o trabalho da Entidade 

Educadores e especialistas de Portugal, Brasil, Polônia e Irlanda compartilham, durante o 20º Congresso Internacional de Educação, da LBV, suas experiências sobre como as instituições Escola e Família podem unir-se nos esforços de formação do cidadão global.

Grupos se apresentam durante oficina sobre união de gerações e o fortalecimento de vínculos no processo de aprendizagem.


O evento, cuja temática é Escola e Família: Como gerir a emoção na educação — Uma visão além do intelecto, partiu da premissa de que família e escola são elementos que se complementam na sociedade e favorecem a formação da personalidade de crianças e adolescentes.

Educadores e especialistas de Portugal, Brasil, Polônia e Irlanda compartilharam suas experiências sobre como as instituições Escola e Família podem unir-se nos esforços de formação do cidadão global.

A programação do evento ainda incluiu duas oficinas práticas com sugestões de dinâmicas e atividades que estimulem essa interação entre os diversos ambientes desde a infância até a terceira idade, além de uma capacitação do Maprei (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) — método facilitador da LBV, criado por seus professores e utilizado para montagem de planejamentos educacionais.

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade aplica, em suas escolas e unidades de atenção socioeducacional, a Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (dos 11 anos em diante) — linha educacional criada pelo dirigente da Instituição, José de Paiva Netto, e que tem obtido resultados impactantes na formação intelectual e no desenvolvimento integral do indivíduo, por meio da motivação que os estudantes recebem para lidar com as emoções.