Pesquisar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Os Melhores Museus do Brasil


Existem no mundo diversos museus lindos que contam a história de sua região. Em nosso país não é diferente. Temos museus incríveis que estão entre os melhores da América Latina. Você sabe quais são os melhores museus do Brasil? Veja aqui quais são eles e suas maravilhas.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, Porto Alegre – RS


Sendo um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina desde 1998, os visitantes do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC – RS podem participar de mais de 800 experimentos interativos, realizando experimentações sobre o Universo, a Terra, o Ambiente e o Homem. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP)


Foi projetado em 1895 pelo arquiteto Ramos de Azevedo e tornou-se o primeiro museu de artes de São Paulo, o então Liceu de Artes e Ofícios, que formava artesãos da cidade. Anos mais tarde, já em 1901, finalmente deu espaço à Pinacoteca, funcionando de fato só em 1911 com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes. Atualmente, o museu tem cerca de mil obras e um espaço da reserva técnica para peças em restauração.

Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)


Situado na área central da capital pernambucana, o museu recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Com cerca de 13 anos de fundação e 77 mil metros quadrados, o Ricardo Brennand possui uma fortaleza medieval em meio ao parque. Se destaca por ter a maior coleção e documentação iconográfica da ocupação holandesa no Nordeste do Brasil.

Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais


Esse museu a céu aberto a 56 km de Belo Horizonte ganhou destaque nas principais publicações de arte do mundo por seu projeto paisagístico que une obras e natureza de forma singular. Tem acervo de 700 obras – das quais 170 estão expostas atualmente. O museu possui 22 galerias onde ficam expostas obras de arte contemporâneas e ainda um jardim com mais de quatro mil espécies botânicas. Já recebeu dois milhões de visitantes desde que inaugurou há 3 anos atrás.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, RJ


O projeto arquitetônico é do espanhol Santiago Calatrava e fez parte da reurbanização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O acervo principal conta com uma exposição digital, que foca mais em ideias do que em objetos, além de contar com mostras que alertam sobre questões ambientais e sociais.

Museu Imperial, Petrópolis – RJ


Em estilo neoclássico, concluído em 1862, seu acervo conta com peças da monarquia brasileira, como mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoas. É conhecido popularmente como Palácio Imperial e fica localizado no centro histórico de Petrópolis. 

Catavento Cultural e Educacional, São Paulo, São Paulo


Conhecido como Palácio das Indústrias, esse prédio chegou a ser sede da prefeitura da cidade. Ele apresenta conceitos de física, biologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais de uma forma divertida. 

Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo


Localizado sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu, concede ao visitante a possibilidade de assistir a jogadas históricas, ouvir narrações de rádio em cabines de áudio e ainda a chance de chutar a gol. Abriga também uma biblioteca pública sobre o esporte. Sua interatividade funciona a partir de três eixos – emoção, história e diversão – explora o impacto do futebol na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo e seus craques.