Pesquisar

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

24 Criaturas Impressionantes que moram nos mares


Considerando-se que quartos desta joia incrustada de verde e azul que chamamos de Terra é água, é incrível o enorme volume de espécies que conseguimos descobrir e estudar de dentro de suas profundezas cristalinas ou escuras. Os oceanos do mundo estão repletos de uma variedade de predadores territoriais, mamíferos maiores (entre os maiores do mundo) e alguns dos mais belos, únicos, coloridos e, em alguns casos, simples criaturas estranhas que você jamais terá o prazer de encontrar pessoalmente debaixo d’água vindo ao seu encontro. Neste tributo à Deusa azul selvagem que são nossos oceanos, nós trazemos para você 25 criaturas incríveis do azul profundo.

1. Baleia Azul

Este Cetáceo Maciço cresce até 30 metros de comprimento e pode pesar até 200 toneladas. É o maior mamífero conhecido por existir e é encontrado espalhado por todos os oceanos do mundo. Durante o verão, eles migram para a Antártida.

2. Baleia-comum

(By Tab59 - Flickr: Ballet de Rorquals dans la baie de St Laurent au Québec, CC BY-SA 2.0)
Esta criatura colossal é a segunda maior, perdendo apenas para a baleia azul, e também é encontrada em todos os oceanos. Ela é comumente conhecida como o Rorqual-comum ou baleia-de-bossa.


(Domínio público)

3. Baleia Jubarte

As baleias-jubarte, embora mais populares, têm cerca de metade a um quarto do tamanho das baleias-azuis, crescendo até 18 metros e pesando não mais do que 40 toneladas. Elas são especialmente conhecidas por suas longas migrações, com um recorde em 2010, migrando para uma distância imensa de 997.000 km da costa do Brasil até Madagascar.


4. Baleia-de-Omura

(By Charles J Sharp - Own work, CC BY-SA 4.0)Este cetáceo adora águas profundas e prefere climas tropicais e subtropicais. Eles também são conhecidos como a baleia-comum anã. São encontrados principalmente na costa da maioria dos países do Sudeste Asiático e Austrália.


(Por Charles J Sharp - Own work, CC BY-SA 4.0)

5. Baleia cinzenta

(Por Salvatore Cerchio et al. / Royal Society Open Science - Royal Society Open Science, CC BY 4.0)


(Por Dr. Steven Swartz, NOAA/NMFS/OPR. - NOAA Photo Library: anim1723, Public Domain)

Esta criatura maciça é outra especialista em migração e pode viajar até 2.027.000 km durante a temporada migratória. Esta espécie costumava ser fortemente caçada por seu óleo, especialmente entre o século 17 e o século 20, e na verdade, quase foi extinta devido à superexploração.

(Por Estados Unidos United States. National Marine Fisheries Service - https://archive.org/details/cetaceansofchann00leat       

 Cetaceans of the Channel Islands National Marine Sanctuary, Public Domain)

6. Baleia-de-minke

(Por Cephas - Own work, CC BY-SA 4.0)Esses pequenos, escondendo-se da câmera, preferem climas mais frios e tendem a migrar de habitats tropicais para mais moderados e frios. Existem dois tipos de Baleia Minke, uma das quais é a Baleia Minke Comum, mostrada abaixo e acima, e a outra é a Baleia Minke Antártica.


(Por NOAA United States. National Marine Fisheries Service - Cetaceans of the Channel Islands National Marine Sanctuary, Public Domain)

7. Baleia Orca

Esses belos traços de preto e branco tendem a se espalhar do Mar de Bering para a costa sul da Califórnia e para as águas que se aproximavam do México. Essas belezas geralmente tendem a atacar outras espécies de baleias, ainda maiores. É por isso que elas também são comumente conhecidas como baleias assassinas.


8. Baleia Beluga


Este é um amigo do peixe de aparência única, com uma pele branca pálida e testa incrível. Talvez o branco possa ser atribuído à sua preferência pelo frio, pois esta espécie é mais freqüentemente encontrada no Oceano Ártico e nas águas circundantes. Pertence à mesma família do Narwhal (baleia dentada de tamanho médio e o animal com os maiores caninos).



9. Golfinho-nariz-de-garrafa

Esta é uma das espécies mais inteligentes do planeta. Seus corpos até se adaptaram ao longo do tempo para permitir que eles respirem debaixo d'água, usando seus respiradouros. Eles são presas importantes de tubarões-tigre, grandes tubarões-brancos e outros predadores maiores. Existem apenas 600.000 dessas belezas deixadas em todo o mundo.



10. Golfinho de Risso

(CC BY-SA 2.5)Essas criaturas divertidas são grandes golfinhos com praticamente nenhum focinho e uma aparência interessante com marcas em sua pele, como você pode ver. Eles são mais felizes em águas temperadas e tropicais e tendem a ficar mais próximos das plataformas continentais.


11. Peixe anjo anel azul

Este lampejo de azul e amarelo prefere os obscuros recifes de corais do Oceano Indo-Pacífico ocidental, e estão espalhados pelas costas da África Oriental, bem como numerosos lugares no sudeste da Ásia e no Japão.

12. Peixe-anjo imperador

Outro habitante do Oceano Indo-Pacífico, esses comedores de algas têm características comportamentais interessantes. Os jovens tendem a se esconder em buracos perto de rochas e recifes, enquanto os mais velhos e mais ousados se movem lentamente para os buracos da frente dos recifes.


13. Peixe anjo Coral Beauty

Este peixe manchado é encontrado em todo o Oceano Atlântico, no Oceano Índico e no Oceano Pacífico. Eles são bem conhecidos favoritos para manter como animais de estimação como eles se adaptam bem ao cativeiro.

14. Caraúna

Estes peixes de aparência amigável existem em todas as diferentes cores, formas e tamanhos. Eles são encontrados principalmente no Golfo do México e gostam de fazer o seu caminho através de águas profundas e rasas.

15. Garoupa de mancha marrom

Este é outro peixe garoupa de aparência única, mais comum no Oceano Índico Leste, e outro grande favorito no comércio de animais de estimação. Ele gosta de se ater às áreas rochosas e também é encontrado perto de recifes de corais.

16. Peixe-espada de cara redonda

Este elegante nadador prateado é outro personagem popular que você encontrará no comércio de animais de estimação e verá em vários aquários domésticos. Seus habitats naturais, no entanto, estão fora da costa da Austrália e se espalham pelo oceano Indo-Pacífico Ocidental.


17. Peixe cortador de grama

Esta lagartixa do oceano é encontrada em toda parte, desde a costa leste-africana do Oceano Índico até Somoa, cruzando o Mar Vermelho e a Grande Barreira de Corais. Eles geralmente tendem a desfrutar de seus pequenos buracos escondidos e se ater a planícies de recifes e recifes à beira-mar ou lagoas rasas embutidos com cascalho, coral ou areia.

17. Peixe-vaca-comum

Este tipo de peixe colorido parece estar sempre fazendo beicinho. Outro habitante do oceano Indo-Pacífico, este estranho amigo nosso, fica perto de baías e portos e prefere habitats lamacentos ou arenosos.


18. Baiacu-porco-espinho

A maioria de vocês já viu pelo menos caricaturas desse peixe engraçado na TV. Quando o baiacu-porco-espinho está ameaçado, ele tende a se expandir imediatamente, liberando assim uma série de espinhos afiados inseridos em sua pele. As espinhas são não-venenosas, mas muito afiadas e muito assustadoras!


19. Peixe borboleta de cobre

Olá, meu pica-pau bem iluminado do mar. Quando este peixe ainda não está em outro aquário caseiro, este tipo de peixe-borboleta é encontrado geralmente a uma profundidade de 25 metros em recifes de coral, bem como em linhas costeiras rochosas.

20. Peixe borboleta amarelo e Peixe borboleta branco

Estes peixes são difíceis de separar. Embora sejam duas espécies distintas, são parentes próximos um do outro, da mesma família de espécies. Seja em seu habitat natural ou em aquários, esses peixes tendem a se ater aos grupos.

21. Cardinal Bangai

Este minúsculo peixe tropical tem sido extremamente popular para o comércio legal e ilegal de animais de estimação e é visto em números recordes em aquários. Eles circulam no mercado desde 1990, e ainda correm alto risco de superexploração.

22. Donzela Verde

Tenho certeza de que muitos reconhecerão essa nossa amiga azul-esverdeada. Provavelmente passa por mais nomes do que podem ser gravados, mas é um animal doméstico comum. É originário do sul e do oceano Indo-Pacífico, principalmente em lagoas e em praias maiores.

23. Peixe-palhaço (e anêmona)

Não se preocupem: eu encontrei o Nemo! Protegendo-se na anêmona. Tanto o nome da planta como o do coral que o peixe-palhaço geralmente vive é anêmona. Ela fornece uma barreira protetora e esconderijo de predadores e ajuda a remover parasitas.


24. Peixe-leão

Estas maravilhas monstruosas inacreditáveis da natureza são absolutamente o meu favorito. Basta olhar para esse rosto. Eu deveria estar com medo? Eu deveria estar me divertindo? Eu deveria estar admirado?


Eu diria que é um pouco dos três. Estas belas criaturas estão entre as mais perigosas do mar e são altamente venenosas.


Encontrado no Mar Vermelho e no Oceano Indo-Pacífico, a aparência única do peixeo-leão faz dele um camuflado especialista. Esses peixes estão a uma profundidade de 91 metros abaixo do nível do mar, enterrando-se em solo duro.


Mas, apesar de toda a sua aterritude, é realmente uma criatura linda e magnífica. Mais uma incrível oferta dos oceanos indomáveis.