Pesquisar

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Rio se torna a primeira Capital Mundial da Arquitetura

Foto: Alexandre Macieira - Riotur
Originalmente publicado no site Diário do Rio

A cidade do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 18/01, ganhou mais um motivo para se orgulhar. Em uma cerimônia, realizada em Paris, na França, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) premiou o Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura.

Orla Luiz Paulo Conde é de arquitetura contemporânea
Este título foi criado pela Unesco no ano passado. Então, o Rio de Janeiro teve a honra de ser a primeira cidade a receber tal designação.

Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana. Com a designação desta sexta-feira, o Rio fica responsável pela organização do Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos no ano que vem, entre 19 e 26 de julho de 2020.

Outeiro da Glória é exemplo de arquitetura neoclássica
“O título da Unesco deve atrair para a cidade arquitetos do mundo inteiro. Eles virão aqui não só para apreciar nossas belezas naturais e as construídas pela genialidade dos nossos mestres da arquitetura ao longo dos séculos. Eles também vão sugerir novas mudanças de modernização e parcerias internacionais para melhorar ainda mais a cidadania dos moradores da cidade do Rio”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

MAM é símbolo de arquitetura moderna
A secretária de secretária de Urbanismo da cidade, que estava presente na assinatura do título, destaca a força arquitetônica do Rio de Janeiro.

“Correntes dominantes do pensamento urbanístico, principalmente da Europa, influenciaram a arquitetura do Rio de Janeiro. As ideias que chegaram aqui foram aplicadas, transformadas e adaptadas com grande inventividade ao nosso território, sua geografia, topografia e condição natural, sempre com a peculiaridade do nosso tropicalismo. Os elementos próprios que emergiram da criatividade carioca têm sido tão potentes que converteram sua arquitetura em referência mundial”, afirma Verena Andreatta.

No Rio de Janeiro são muitos os estilos arquitetônicos. Colonial, Art-Déco, Moderno e Contemporâneo são alguns dos mais presentes em nossa cidade.

“Fico feliz que finalmente tenha sido reconhecida a cidade onde se localizam o Paço Imperial, o Palácio Gustavo Capanema, o Museu do Amanhã e o Theatro Municipal, entre outras dezenas de construções absolutamente sensacionais, pela sua arquitetura. O Rio de Janeiro não é só praia e bunda. Cada reconhecimento deste tipo que nossa cidade recebe enche de orgulho o carioca, e faz justiça àquela que já foi chamada de rainha das províncias e empório das riquezas do mundo”, pontua Claudio Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis.