“O desenho que estampa o selo personalizado foi presente do Ziraldo, amigo da casa e um dos seus mais assíduos frequentadores,” diz Leo Haus, integrante da segunda geração do grupo que fundou o teatro, inaugurado em 1966, exatamente no mesmo lugar, na movimentada Rua Afrânio de Melo Franco, no coração do Leblon.
O desenho, que traz a figura de um caramujo e simboliza, na visão de Ziraldo, “uma casa viva, acolhedora e resistente” também foi reproduzido na forma de uma escultura, que foi integrada à fachada do teatro no mesmo dia 13.
“Território livre da Democracia”
Para quem não viveu, ou ainda não conhece a história do teatro, que há 10 anos assina como Oi Casa Grande, vale dizer que, além de espetáculos memoráveis, como Brasileiro: Profissão Esperança (anos 1970) e Mistério de Irma Vap (anos 1980), foi palco de debates relevantes para a vida nacional, que incluíram, desde os atos pela anistia, pelas Diretas-Já e pelo fim da censura, até questões atuais, como segurança pública. “O Casa Grande é um espaço aberto a todas as manifestações. Não à toa é considerado o território livre da Democracia”, assinala Leo Haus.
O Teatro marcou a vida de muitas gerações e continua a atrair os mais jovens, na plateia e no palco, revelando talentos como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Vladimir Brichta e Gustavo Falcão, que se apresentaram no teatro, ainda em início de carreira, com o espetáculo A Máquina.
Mais recentemente, o youtuber Whindersson Nunes levou seu espetáculo ao Casa Grande; e em parceria com a Casa do Saber, o teatro abriu as portas para o debate Brasil em Pauta, com Elena Landau, o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o diretor regional da Open Society Foundations, Pedro Abramovay.
Serviço:
Coquetel de Lançamento de selo comemorativo dos Correios e inauguração da escultura de Ziraldo
Local: Teatro Oi Casa Grande - Rua Afrânio de Melo Franco 290 – A – Leblon
Data: 13 de dezembro de 2018, quinta-feira
Link Comunicação Integrada Ltda.