Pesquisar

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Conjunto Educacional Boa Vontade organiza atividades para marcar o Dia da Consciência Negra



Fotos: Vivian R. Ferreira

Na oportunidade, os alunos visitaram o Museu Afro Brasil e participaram de contação de histórias.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, visa conscientizar a população sobre a importância do povo africano na formação histórica do Brasil. A nossa música, religião e gastronomia, por exemplo, são profundamente influenciadas pela cultura negra, sabia?

A data foi escolhida em homenagem à Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que faleceu neste dia. Ele foi um grande personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Na época, os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no território brasileiro.

Diante disso, o Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN), em São Paulo, SP, realizou diversas ações relacionadas à data, oferecendo aos alunos conhecimento sobre a história da identidade cultural do Brasil e ao mesmo tempo a importância do respeito e da solidariedade com todos.
















Visita ao Museu Afro Brasil
Os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fizeram uma visita pedagógica, nos dias 8 e 9 de novembro, ao Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, na capital paulista. O ambiente destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira.




A atividade faz parte da disciplina de Arte e integra a primeira etapa do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), utilizada na aplicação da linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, pautada na Educação com Espiritualidade Ecumênica. Os estudantes foram monitorados por educadores do local e acompanhados pela professora de Arte, Larissa Brugnolo Meloni, do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

Contação de histórias
As crianças da LBV participam de programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra :)










Já entre os dias 5 e 9 de novembro, ocorreu, na Biblioteca Bruno Simões de Paiva, uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa integra a ação cultural da biblioteca e dentre as atividades, incluíram contação de história e diversas oficinas, tendo como temas abordados: ancestralidade, vivência em grupo, amor, afeto, respeito, solidariedade, valorização das diferenças e principalmente autoestima, mostrando aos estudantes que eles devem se amar do jeitinho que são.