De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques e do álbum pessoal
A cidade do Rio de Janeiro sempre teve uma presença de estrangeiros vindos de todos os cantos deste vasto mundo. Desde os colonizadores, nas disputas entre portugueses e franceses, até se tornar um dos principais destinos turísticos do universo. Mas nem todo "gringo" é turista por aqui. Alguns vieram para ver suas belezas, conhecer nossa cultura, nossos hábitos, a beleza da nossa música e, é claro e consequentemente, se apaixonar. É o caso do filipino JOSELITO ROJAS, que mora há muitos anos em Los Angeles e que deseja, acima de tudo, totalmente apaixonado por nosso país, investir em nossa moda, o agenciamento de modelos, os concursos de misses e misters e, acima de tudo, valorizando o homem e a mulher brasileira.
Há dois meses morando num apart em Copacabana, JOSELITO já é figura conhecida nos principais points, teatros e restaurantes da cidade, e, ao contrário de muita gente que só quer malhar o Rio de Janeiro, ele só debulha declarações de amor ao nosso povo.O filipino é fã da noite carioca e pode ser visto nos shows do Teatro Rival Petrobrás, no Beco das Garrafas, na Livraria da Travessa, nos shoppings de vários bairros ou em pontos turísticos, como a Confeitaria Colombo. Ele se diz também encantado com o Jardim Botânico - "um lugar sagrado" – e considera os cariocas extremamente generosos e sexies.
"Acho muito difícil existir um outro lugar no planeta que chegando bem adulto, como visitante, como eu cheguei, ter feito tantos amigos e tão íntimos como eu fiz no Brasil."
MODELO DESDE CRIANÇA
Joselito nasceu na cidade de Makati, nas Filipinas e já, aos quinze anos, começou no seu país sua carreira de modelo. Já como profissisonal, aos 16 anos, viajou o mundo inteiro participando de desfiles e editoriais de moda, mesmo contrariando seus pais, porque estes não queriam que ele interrompesse seus estudos. Ele viajou por vários países, num grupo de 25 outros modelos e dançarinos, representando as Filipinas. Trabalho na área por mais de 15 anos até que decidiu criar sua própria agência de moda em Los Angeles, com sedes também nas Filipinas e no Rio de Janeiro. Aqui, também entrou no mundo mágico dos concursos de misses, associando-se a uma expert na área, Susana Cardoso e no último sábado, participou do corpo de jurados que escolheu a Miss Brasil Beleza Internacional, a catarinense Fernanda Rech, que agora segue para o Japão, onde representará as cores do nosso Brasil.
Num futuro próximo, JOSELITO também pretende levar para os EUA e a Europa artistas brasileiros que irão lá mostrar o melhor de nossa música, ao mesmo tempo em que trará para o Brasil artistas, modelos e misses das Filipinas e de Los Angeles.
Joselito dá um depoimento sobre os brasileiros:
"Os brasileiros, de modo geral, são alegres. Gosto do modo como encaram os problemas, sempre de bom humor. O povo daqui é afetuoso, cordial, gosta do riso, do bate-papo, da boa música. Tudo isto é muito bom para ser exportado. E a qualquer hora da noite ou do dia, você vê pessoas caminhando, correndo, jogando bola ou andando de bicicleta. Os brasileiros são muito ativos nos esportes, seja em busca de saúde, seja em busca de beleza. Acho ótimo quando fecham ruas para as pessoas se exercitarem nos finais de semana. Essa inquietude de se exercitar precisa ser exportada para vários países do mundo inteiro."