Pesquisar

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Salve minha amada Sant´Anna sua benção, minha mãe querida

Hoje, dia 26 de julho, é o dia de Sant´Anna, quando se comemora no mundo inteiro o dia da Avó.


Hoje minha idolatrada mãe, Nair Elisa, que partiu há um ano e meio para junto de Jesus Cristo, estaria completando 96 anos. Peço bênçãos a ela e desejo força, saúde e fé para todas as vovós.

Ana, cujo nome significa “graça”, foi a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Era esposa de Joaquim. Neste dia 26 de julho celebra-se anualmente o Dia dos Avós em honra de Santa Ana e de Santo Joaquim, os avós de Jesus. Santa Ana fazia parte da família do sacerdote Aarão e São Joaquim da família real de Davi.

Apesar da esterilidade de Ana e da idade avançada de ambos, foram abençoados por Deus com o nascimento de Maria. Segundo o Protoevangelho de Tiago, São Joaquim terá ido ao deserto em penitência e em oração pedir a Deus por uma criança quando um anjo lhe surgiu e anunciou as boas novas. Pouco tempo depois de regressar a Jerusalém, Santa Ana ficou grávida. A Virgem Maria, cujo nome significa “senhora da luz” acabaria por nascer a 8 de setembro de 20 a.C.

O culto a Santa Ana é muito antigo, tendo-se popularizado sobretudo na Idade Média. Em 1378 o Papa Urbano IV oficializou o seu culto e em 1584 estabeleceu-se o dia 26 de julho para a sua celebração. São Joaquim era celebrado noutra data, mas o Papa Paulo VI uniu a celebração de Santa Ana e de São Joaquim no dia 26 de julho.

Oração a Sant’Ana
Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo.

Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família.

Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou.



E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo. Amém!