Na nova edição, a LBV destaca a Educação para a Cidadania Ecumênica como ferramenta que permitirá um presente e um futuro melhores para os povos.
Como desenvolver sociedades sustentáveis e resilientes em áreas rurais e urbanas? Para responder a essa pergunta tão urgente e importante para o Orbe Terrestre, que sofre, cada dia mais, com os efeitos das mudanças climáticas, o Conselho Econômico e Social (Ecosoc), um dos seis principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza a sua Reunião de Alto Nível, de 16 a 19 de julho, em Nova York, Estados Unidos.
Presente ao evento, a Legião da Boa Vontade (LBV) apresenta — por meio da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável 2018 (disponível em espanhol, francês, inglês e português) — boas práticas que protegem e empoderam comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social e fortalecem a capacidade delas de lidar com situações adversas, pressões e obstáculos e de reagir positivamente diante dos problemas. Em consequência da infraestrutura precária dos locais em que estão inseridas, essas pessoas acabam sofrendo mais com os efeitos do aquecimento global, como inundações, estiagens e secas, e também à falta de saneamento básico e de acesso aos direitos do cidadão.
Na revista, a LBV aponta a Educação para a Cidadania Ecumênica, ou cidadania global, como a mais destacada ferramenta a ser utilizada nesta transformação que permitirá um presente e um futuro melhores para os povos. Um dos conteúdos nesse sentido é o artigo do diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, intitulado “Conscientização hoje...”, no qual ele ressalta:
“Nosso brado é este: Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”.
Outras matérias do periódico realçam ações promovidas pela LBV de sete países (Argentina, Bolívia, Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Portugal e Uruguai), atividades essas que favorecem o contato com a Natureza, despertam a consciência socioambiental e desenvolvem o empoderamento econômico de seus atendidos.
Além da edição impressa, há também a versão digital da publicação, disponível, gratuitamente, no aplicativo BOA VONTADE Magazine — para os sistemas iOS e Android — e na página especial da publicação no Portal Boa Vontade.