Pesquisar

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Aula de música como instrumento para inclusão social

São José dos Campos, SP — A oficina de violão é bastante apreciada por meninas e meninos atendidos pela LBV. Ao longo de um período, as crianças elaboram um repertório para apresentar na Festa das Famílias, que ocorre no final do ano.
Por Nathan Rodrigues

Fotos: Adrian Dragassakis / Manoel Afonso / João Fragoso

As atividades musicais ajudam na disciplina, na concentração, além de despertar e potencializar talentos

Muitos são os recursos utilizados na área da educação para que os alunos se desenvolvam social, cultural e pedagogicamente. Um deles é o ensino de música. Além do auxílio pedagógico, essa aula é uma importante aliada para a transmissão de valores, colaborando de maneira significativa para a formação cidadã do estudante.

Nós recomendamos a leitura de um texto produzido por nós sobre os benefícios do ensino de música no ambiente escolar, vale a pena conferir. Graças a esse contato, os alunos conseguem ter uma visão cultural mais ampla e diminuir as dificuldades nas demais matérias, já que a música desenvolve, entre outros aspectos, a atenção e o raciocínio.

Os benefícios são tantos que vigora, desde 2012, a Lei 11.769, que determina que todas as escolas públicas e privadas do Brasil ofereçam aula de música ao alunos de Educação Básica.

A Legião da Boa Vontade (LBV) utiliza, em suas Unidades Educacionais e Centros Comunitários de Assistência Social, a música como uma importante ferramenta para inclusão social de seus atendidos. No interior paulista, como em todo Brasil e no exterior, a Entidade oferece a meninas e meninos de baixa renda oficinas que possam desenvolvê-los na música, descobrindo e potencializando talentos, além de ser um espaço de conhecimento, já que estudam grandes músicos brasileiros e internacionais, partituras, estilos musicais, instrumentos e também têm aula de canto.

O educador social William da Silva, que ministra aulas de flauta doce em Campinas, crava: "Esse instrumento musical desenvolve a percepção auditiva, a concentração e a memorização. Isso é muito positivo na escola, porque as salas de aulas geralmente são ambientes onde existem muitos indícios de falta de concentração naquilo que o professor está ensinando. Portanto, trabalhar foco na criança a ajuda a reter mais as informações".

Por Izabela Lobianco

A Legião da Boa Vontade (LBV) acredita na união de esforços. Por isso, realiza em todo o Brasil e no exterior uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento social, cultural, artístico e esportivo de crianças e adolescentes inseridos em seus programas e projetos socioeducacionais. Tudo isso sob o prisma dos Valores Ecumênicos — Amor, Fraternidade, Respeito, entre outros — seu diferencial.

No campo da cultura e da arte, é forte o desempenho da Entidade em oferecer a meninas e meninos de baixa renda oficinas que possam desenvolvê-los na música, descobrindo e potencializando talentos, além de ser um espaço de conhecimento, pois eles estudam os grandes músicos brasileiros e internacionais, partituras, estilos musicais, instrumentos e também têm aula de canto.

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, por exemplo, o interesse da criançada pelo violão é grande. Pensando em oferecer a todos a oportunidade de aprender a tocar violão, a Instituição promove, até o final do mês de junho, um projeto que apresenta aulas teóricas e práticas desse instrumento.

Já nas cidades de Piracicaba, Campinas e Mogi das Cruzes, também no interior paulista, a flauta doce é um dos instrumentos preferidos da garotada. De nota em nota, com o auxílio dos educadores sociais da LBV, as crianças preparam bonitos repertórios para apresentar nos eventos promovidos em datas comemorativas pela Instituição e em espetáculos culturais nos municípios, aos quais são convidadas para participações especiais.

Piracicaba/SP — A música proporciona um universo de conhecimento para as crianças.
É importante que os pequenos tenham contato com esse tipo de arte. Foto:Manoel Afonso



De acordo com o educador social William da Silva, de Campinas, a flauta doce proporciona diversos benefícios a eles. "Esse instrumento musical desenvolve a percepção auditiva, a concentração e a memorização. Isso é muito positivo na escola, porque as salas de aulas geralmente são ambientes onde existem muitos indícios de falta de concentração naquilo que o professor está ensinando.

Sorocaba/SP — O grupo de percussionistas, formado por crianças atendidas pela LBV abrilhanta encontros e eventos
 que ocorrem no município de Sorocaba. Foto: Sérgio Serrano



Ao ouvir uma canção que a gente gosta, logo começamos a interpretá-la com batidas rítmicas, seja com as mãos ou com os pés. Com aulas de percussão, esses batuques empolgam também crianças e adolescente atendidos pela LBV em Sorocaba. Um som mais bonito que o outro! "A gente tem a oportunidade de fazer parte de uma banda, que acompanha os demais instrumentistas e o Coral Infantil da LBV por meio do ritmo. O cajon, a meia-lua e o prato são instrumentos que fazem parte das aulas de percussão. Sei usar todos. Percebo que a atividade ajuda a gente a ter mais disciplina, além de melhorar a concentração, colaborando na organização da sala de aula, na escola", destacou o atendido Kauã, de 11 anos.

Santos/SP — Durante a apresentação musical no Complexo Hospitalar dos Estivadores,
o Coral Ecumênico Infantojuvenil da LBV entoou canções de valorização da vida. Foto: João Fragoso



Na LBV é assim: a música é percebida como um importante instrumento para oferecer novas perspectivas a crianças e adolescentes que muitas vezes não teriam contato com esses instrumentos. Vale reforçar que todo esse trabalho conta com a parceria de profissionais da área musical, que se disponibilizem voluntariamente no desenvolvimento dessas oficinas.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Conheça a unidade socioeducacional da Instituição mais próxima de sua casa, acessando www.lbv.org.br/enderecos.