Pesquisar

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Reunindo toda a família e uma legião de amigos, Martinho da Vila ganha festa de rei

A comemoração dos 80 anos foi oferecida por um amigo de meio século e contou com a presença de Sérgio Cabral 

Texto e fotos de Luiz Carlos Lourenço

O cantor, compositor e escritor Martinho José Ferreira - Martinho da Vila - completou 80 anos na segunda feira de Carnaval, dia 12,  uma data que não poderia passar em branco, mas foi na tarde e na noite de ontem que Martinho pode reunir, numa festa regada a muito samba, toda a sua enorme família e com dezenas de amigos do mundo do samba. A festança começou ao meio dia e entrou pela madrugada desta sexta-feira.



A luxuosa confraternização foi realizada na confortável casa na Barra, no condomínio Santa Helena, do empresário Alcir Mattos Barroso, um amigo de Martinho de mais de cincoenta anos e contou com os ingredientes típicos das festas cariocas: feijoada, uisque, cerveja, uisque, pasteizinhos, batidas, caipirinhas, uma animada roda de samba, um bolo comemorativo e a "canja" de vários artistas de renome, como sua filha Martinália, Teresa Cristina, Eliana Pittman, Aluisio Machado e muitos outros.




A "cereja do bolo" da festa e que emocionou o aniversariante e os amigos de Martinho foi a chegada do jornalista, compositor e escritor SERGIO CABRAL, levado pela mulher, Magali. Cabral foi o centro das atenções para as fotos e ao lado do amigo de muitos anos Nelson Sargento, devorou com alegria um enorme prato de feijoada.



No festival de homenagens que vem recebendo há vários dias, Martinho foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche no desfile do grupo especial de São Paulo no Carnaval 2018, além de receber inúmeras honrarias pelo país afora.




Martinho que nasceu em Duas Barras (RJ) faz jus à Vila Isabel do grande Noel Rosa (1910-1937). Presidente honorário da Unidos da Vila Isabel, o compositor se tornou uma das principais vozes dos morros cariocas na MPB.



Depois de ganhar uma bela homenagem em São Paulo, na Escola de Samba Unidos do Peruche, Martinho da Vila foi também destaque em sua escola do coração, a Vila Isabel no Rio de Janeiro.



Considerado como um belo presente de aniversário, o cantor e compositor ganhou mais uma homenagem: foi eleito como Personalidade do Ano pelo Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, reconhecido como a segunda premiação mais importante do carnaval carioca e que está em sua 47ª edição.



Os jardins da mansão onde rolou a festa foram lindamente decorados por Carlos Lamogli e Luciano Curty, com móveis de ratan, adereços de palha e orquídeas importadas que vieram especialmente de São Paulo. Uma sala imensa da residência, com ar condicionado ligado a todo o favor, serviu para abrigar o bolo do aniversariante e uma variedade de doces e bombons preparados pela Anniinha Doces. Várias empresas instalaram quiosques para o preparo de bebidas feitas na hora e a feijoada foi renovada do meio dia até a noite.  Ao final da festa, todos os convidados, ao sair, recebiam lembranças personalizadas do aniversariante, como bonés bordados e chaveiros comemorativos dos 80 anos.