A data é celebrada com uma festa litúrgica na igreja católica, em homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do Cristianismo. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares.
Normalmente, as comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades, além de missa solenes, festas nas quadras das escolas de samba, feijoadas e outros eventos.
A escola de samba Portela fará um show para comemorar a data religiosa, com a participação da cantora Leci Brandão e o Grupo RDN, na quadra da agremiação, n rua Clara Nunes,81 em Madureira. A partir das 14 h, com ingressos a 20 e R$ 45(com direito à feijoada).
Também neste sábado, o Cais do Valongo, na Av. Barão do Teffé, na Saúde, recebe uma rosa aberta de capoeira, coco, jongo e samba, com entrada grátis.
A Catedral Metropolitana,na Avenida Chile, será palco do Auto de São Sebastião, espetáculo musical que narra a vida do religioso, a partir das 17h30m, com entrada livre.
Na Rua do Ouvidor, a partir das 13 h, haverá um samba a céu aberto, com entrada grátis.
Na sede do Cordão do Bola Preta, a partir das 20 h, acontece a tradicional feijoada de São Sebastião, com ingressos a 20(entrada) e 30(a feijoada). Haverá a participação do Grupo Exaltação ao Samba Enredo e a participação da Escola Vila Isabel.
No Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora, no centro, haverá uma visita mediada pelo acervo raro, com o enfoque sobre as peças raras que contam a história do Rio, com a equipe de educadores do Museu. De 13 às 17 h, com entradas a R$ 10.
História de São Sebastião
Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.
São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte por desobedecer os seus comandos.
Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.
Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até à morte.
São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C, sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao Cristianismo.
Oração a São Sebastião
“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.
Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.