Pesquisar

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A festa de uma enorme e amada família: Os 70 anos da amiga Alcione Dias Nazareth

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques e Mariza Lima

A cantora ALCIONE abriu as portas da sua casa, na tarde de ontem no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, para um churrasco com a família inteira ao seu lado e recebendo centenas de amigos. A festa tinha para ela dois motivos para lá de especiais: a total recuperação de recentes problemas com seu coração e principalmente porque a artista comemorava os seus 70 anos de vida. "Esse negócio de esconder a idade não está com nada", dizia aos amigos, mostrando um bolo lindo com as cores de sua Mangueira e com um setentão enorme enfeitando o mesmo. Vinte e cinco quilos mais magra e com a autoestima lá em cima, a cantora já está recuperada do susto que levou no final de 2016, quando se submeteu a um cateterismo e à colocação de stent no coração.



A cantora, que no próximo carnaval será enredo da Mocidade Alegre, escola de samba de São Paulo, também aproveitou a oportunidade para gravar um documentário sobre sua vida e carreira. Durante o churrasco, onde recebeu amigos e familiares, ela gravará algumas cenas do filme, que será lançado ano que vem.



ALCIONE recebeu dos seus convidados muitas flores e presentes, como uma braçada de rosas vermelhas enviada pelo seu particular amigo José de Paiva Netto, em nome das crianças da LBV, e um mimo todo especial, o mais recente trabalho do arquiteto e artista plástico REINI FREIRE, de 86 anos, morador em Ipanema. Num trabalho minucioso e sabedor de quanto a artista é religiosa, ele pintou com lápis de cor dezenas de imagens de Jesus Cristo, distribuídos harmoniosamente. Ao examinar o quadro, Alcione comentou:
"Que maravilha, isto é coisa de Deus, disse, emocionada. Vou colocar com muito carinho e destaque aqui em casa. Disse. Recentemente, o artista concluiu os quadros de quatro notáveis como o do jornalista, escritor e educador JOSÉ DE PAIVA NETTO, o da prória cantora maranhense, o do colunista e apresentador RICARDO BOECHAT e ainda um especial em que dedicou maior número de dias de trabalho: uma homenagem ao grande humorista CHICO ANÍSIO incluindo dezenas de pequenas imagens com todos os seus principais personagens na TV.



Alcione também ficou muito feliz com a surpresa entregue pela cantora e compositora TELMA TAVARES, de quem gravou vários sucessos. Telma entregou um trabalho artesanal que fez em madeira onde foram aplicadas as primeiras estrofes de uma canção composta pelo pai de Alcione, “Meu pequeno Cajueiro”.



Logo à entrada da residência da artista foi colocado um imenso sacão vermelho que ficou logo recheado de brinquedos, entregues pelos convidados da festa e que em dezembro serão distribuídos no Natal para crianças carentes, como ela faz anualmente em várias comunidades do Rio.



Todo mundo estava lá, de Ciro Gomes a Antonio Pitanga, do carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira ao jogador e comentarista Junior, da Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira a Almir de Sá, de Guto Borges a Luiz Carlos Bimbão, e de Jorge Perlingeiro(o nota 10) a Telma Tavares, uma de suas compositoras preferidas. Difícil é citar quem não estava lá.



Circulavam pelos jardins da bela casa de Alcione, entre muitos sambistas, crianças e jornalistas de todas as mídias, o presidente da Mangueira, Chiquinho, a fotógrafa baiana Theresa Eugênio, os assessores de imprensa de Roberto Carlos, Mauricio Aires e Rogério Alves(da Kassu Produções), as cantoras Janaína, Vitoria VIrtus, Marienne de Castro e Jussara Silva, além do segmento gay mais representativo e que religiosamente acompanha a Marrom em todos os seus passos, como Meime dos Brilhos, Lorna Whasinhton, Lady Benedita, Sula  L´Astorini Catherine Leclery e Marcela do Nascimento entre outros.



Confraternizaram com Alcione ainda a jornalista Diana Aragão, Luisa Biá, Neilde Maria, Vera de Sá, Carlos Fernando Marão, o fotógrafo Daniel Marques e a primeira porta bandeira da Mangueira, Squel.



Durante as várias sessões de fotos de grupos em que Alcione era convocada, a cantora fazia brincadeiras espirituosas, fazendo referência ao assunto do momento, as discussões sobre o racismo:
"Gente, traz um branco aqui para compor a foto, para clarear um pouco o clique, tem muito preto junto aqui". E dava gargalhadas.



A enorme mesa com os dois bolos de aniversário, um deles oferecido pelos funcionários da artista, estava lindamente decorada pela banqueteira Aninha Rebello e a série de delicias foi complementada por dezenas de especiarias de doces do Maranhão preparadas por uma das irmãs de Alcione, Ivone. Os garçons contratados circulavam com muita desenvoltura entre os convidados, servindo fartamente chopp e refrigerantes em grandes jarras de vidro e um stand especial preparava drinks especiais e batidinhas para quem preferisse este tipo de bebida.  Um total de 80 quilos de carne, frango, linguiça e outros petiscos foram servidos aos convidados em pratinhos especiais e muitos preferiam montar seu próprio prato junto aos churrasqueiros. Havia ainda, logo na entrada, um quiosque que fazia na hora apetitosos hamburguers.



No início da festa, a Marrom posou com seus cinco irmãos, José Ribamar, Ivone, João Carlos Filho, Maria Helena e Solange, na mesa do bolo e na hora do “Parabéns”, além de saudar os irmãos presentes e vários amigos, ALCIONE pediu a todos que rezassem com ela uma “Ave Maria”, em intenção do seu amigo Padre Fábio de Mello, que encontra-se adoentado. Todos oraram respeitosamente e elogiaram sua lembrança.



O sucesso da festa juntou a alegria de Alcione e seus familiares com muita música e vários pagodes foram formados, ao longo do dia.

Confira abaixo as fotos de Mariza Lima