Pesquisar

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Viaje de carona na asa da borboleta, para crianças espertas e adultos bem-humorados

Que tal viajar na asa de uma borboleta por um mundo de palavras em dois idiomas? Quem convida para essa viagem poética e lúdica é a atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias Gisela de Castro, que estreia agora como escritora no livro 'A asa da borboleta' e outras sutilezas, pela Editora Bambolê.

Com ilustrações da consagrada artista plástica Anna Bella Geiger, retomando a atividade de ilustradora que não exercia desde os anos 1960, o livro será lançado neste mês de setembro no Rio de Janeiro (dia 21, na Hamburgueria Vikings, no Humaitá; e dia 24, na Livraria da Travessa do BarraShopping). ). O projeto foi produzido com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Grupo Lorinvest e Escola Mopi.

Gisela sempre leu para a filha Lara, hoje uma devoradora de livros aos 9 anos de idade, e sempre teve vontade de contar suas próprias histórias. Em virtude das oficinas e dos cursos livres que fez com o escritor e doutor em literatura brasileira Ivan Proença, Gisela sentiu-se segura para essa incursão ao mundo das palavras em forma de poesia. E quando ela cisma... Como se não bastasse, resolveu ampliar seus estudos e hoje também é aluna de Carlito Azevedo em sua oficina na Estação das Letras. Toda quarta-feira corre da Senador Vergueiro para a Marquês de Abrantes para a dupla jornada literária.

Quem tanto viajou pelas histórias de Sylvia Orthof e pela poesia de Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, forjou suas próprias asas e partiu nessa jornada lúdica.

“Trata-se de um projeto que acalento há alguns anos e agora se torna realidade graças à Lei de Incentivo à Cultura do Rio”, explica Gisela, que defende: “cultura tem de ser lei”.

A autora desenvolveu o projeto para incentivar o hábito da leitura e apresentar o alfabeto aos leitores em formação. Para ilustrar o livro, convidou uma artista que admirava desde sempre: Anna Bella Geiger, figura marcante na arte contemporânea brasileira, cujo maravilhoso senso de humor estampa as páginas desta obra, especialmente dedicada às crianças em fase de letramento. O interessante foi como Anna Bella levou para o universo infantil seus famosos mapas, presentes em sua obra reverenciada no mundo todo.

A asa da borboleta e outras sutilezas, que era um singelo livro de poemas curtos para crianças, acabou se tornando um pequeno livro de arte contemporânea, resultado para o qual também contribuiu a neta de Anna Bella, a designer brasileira radicada em Nova York Alice Chekroun, responsável pelo projeto gráfico e pela capa da obra.

A obra bilíngue
E por que uma edição bilíngue para crianças? A procura por escolas bilíngues vem aumentando a cada ano. Não à toa. Pesquisas apontam que crianças educadas em escolas bilíngues são mais focadas e atentas, e têm raciocínio rápido e lógico. Ao contrário do que já se pensou, elas não confundem os dois idiomas que aprendem no colégio. Na verdade, desenvolvem melhor – e mais rapidamente – processos mentais de percepção, memória, juízo e raciocínio.

Gisela de Castro optou por uma escola bilíngue para a filha. Como sentiu falta de material literário infantil em dois idiomas, decidiu ousar. A tradução do português para o inglês de A asa da borboleta e outras sutilezas ficou a cargo do professor Alex Mervart, nascido em Cambridge e graduado em Psicologia na Universidade de Birmingham, Inglaterra. “Mervart manteve toda a poética do texto”, enaltece Gisela, destacando a importância desse trabalho num livro que tem como mote apresentar o alfabeto às crianças.

Sobre Gisela de Castro
Nascida no bairro carioca de Santa Teresa, no dia 20 de setembro de 1973, Gisela de Castro é graduada em Biologia pela UFRJ e estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias, com alguns prêmios na estante. É agenciada como escritora e roteirista pela Agência Riff. Tem um interesse especial pelo universo infanto-juvenil, gosta muito de ler, de rir e de guloseimas em geral. Tem uma filha que ama livros, quatro sobrinhos e muitos, muitos amigos.

Sobre Anna Bella Geiger 
Nascida em 1933, no Rio de Janeiro, Anna Bella Geiger é considerada uma das artistas mais importantes do Brasil, em plena atividade, com trabalhos e exposições ao redor do mundo. Mãe de quatro filhos, avó e bisavó, é casada há mais de 50 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, e sua obra tem forte influência da cartografia – o que a levou a desenvolver um singular trabalho com mapas. Com formação em língua e literatura anglo-germânicas, trabalha como escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora de Arte e Filosofia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Já hospedou em seu apartamento dezenas de gatos, um tatu e um tamanduá.

Ficha técnica do livro
Textos, idealização e coordenação geral: Gisela de Castro
Ilustrações: Anna Bella Geiger
Capa e projeto gráfico: Alice Chekroun
Digitalização e tratamento das imagens: Vini Couto
Tradução português-inglês: Alex Mervart
Assistente de produção: Luci Vilanova
Assistentes administrativos: Guilherme Pina e Jéssica Araújo
Consultoria de leis de incentivo: Julio Augusto Zucca
Agenciamento: Agência Riff
Realização: Zucca Produções
29 páginas
R$ 34,90

Serviço  
Dia 7 de outubro de 2017, sábado, ás 9h, da manhã.   Haverá uma manhã de autógrafos e contação de história com a autora Gisela de Castro.
Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) - Barra da Tijuca
Faixa etária – 0 a 10 anos
Entrada Franca
Se chover, o evento será agendado em uma nova data