Pesquisar

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Joana volta a emocionar o público em lindo show no Teatro Riachuelo

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos: Marcelo Castello Branco, Bete Niemeyer e Lino Correa

Fui preparado para fortes emoções, com o coração já pulando pela boca, mesmo antes de comprar meu ingresso no belo teatro Riachuelo. Levava comigo a certeza de iria me encantar novamente com a voz de rouxinol da linda JOANA, de tradicional família portuguesa e que conheci no início dos anos 70 ainda com o nome de batismo, Maria de Fátima Gomes Nogueira. Eu estava certo, já nas primeiras canções, JOANA continuava a manter sua realeza que lhe conferiu, ao longo da carreira, o título de” maravilhosa compositora e multi-instrumentista brasileira”. Ela mantém com galhardia todo o seu fascínio e o poder de nos mostrar um repertório de bom gosto, com pérolas saindo do seu coração acompanhado de uma das vozes mais belas do cenário musical.


Joanna continua administrando muito bem sua carreira artística e conservando a maneira prudentemente conservadora de administrar sua carreira fazem dela uma versão feminina de Roberto Carlos, no dizer de muitos observadores. O que, segundo o musicólogo Ricardo Cravo Albin, não prece nenhum demérito.

E ali estava Joana, e ali surgia diáfana a iluminada cantora, com seu show “De volta ao Começo”; Joana retornava à alma da canção, linda, leve, um rosto de morena brasileira para se colocar num camafeu. Bebendo por alguns momentos nas águas de Maria Bethânia, chegando a lembrar seus passos, descalça, fagueira, Joana deu ao público o que ele queria: talento e saudade, dentro do projeto "Brasileirando", uma iniciativa do Teatro Riachuelo Rio focado na apresentação do que há de melhor na música popular brasileira.  E, no final do espetáculo, confidenciou a este velho amigo e repórter que irá voltar, ainda este ano, com o mesmo show, com as belíssimas melodias que nos fazem voltar no tempo, que fazem brotar nossas lágrimas, celebrando os seus simbólicos a emblemáticos 38 anos de carreira.

No espetáculo no qual celebra a glória de ser uma artista singular, JOANA circula  com muita tranquilidade por vários gêneros musicais sem medo nenhum de ousar, até mesmo o fato de cantar, à sua maneira, grandes sucessos que já foram hits nas vozes de Gonzaguinha, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Elis Regina, só para dar alguns exemplos.

Que Deus Pai e Nossa Senhora te concedam saúde e todo o sucesso do mundo. Volte mais vezes a este palco e aos teatros de todo o Brasil e fora do país. Lá estaremos, aplaudindo, entusiasmados. E muito...