Pesquisar

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Monarco se apresenta no clássicos do samba do Municipal de Niterói

O Projeto Clássicos do Samba, do Teatro Municipal de Niterói está de volta no dia 9 de agosto com o cantor e compositor Monarco. O sambista está entre os compositores mais respeitados da sua geração. Líder da Velha Guarda da Portela é autor de músicas que foram sucessos nas vozes de Martinho da Vila (Tudo menos Amor), Paulinho da Viola (Passado de Glória), Zeca Pagodinho (Coração em Desalinho).

O show contará com a participação especial de Toninho Geraes


Sua música exibe a forma tradicional dos autênticos sambas de terreiro, como o próprio compositor gosta de classificá-lo, “Sambas sem agrotóxicos”. A linha melódica dolente é referência no Samba, assim como o registro vocal grave que possui. No repertório constam músicas suas como: Quitandeiro, Tudo Menos Amor, O lenço, Passado de Glória, Vai Vadiar, Coração em desalinho, entre outras.

Monarco
Nascido no subúrbio carioca de Cavalcanti em 1933, Hildemar Diniz passou a primeira infância entre Nova Iguaçu antes de ir para Oswaldo Cruz , bairro de origem da Portela. Ainda com 10 anos de idade, teve de perto contato com os sambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas ainda pequeno. Também foi nessa época que surgiu o apelido, Monarco.

Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, onde mais tarde viria a se tornar líder da velha guarda. Também foi diretor de harmonia da escola. Nunca chegou a ganhar uma disputa de samba-enredo, mas conseguiu consagrar sambas "de terreiro" ou "sambas de quadra", como são conhecidos aqueles executados nos ensaios e logo tornados emblemas do patrimônio cultural coletivo dessas associações. Um deles é "Passado de Glória", que já foi "esquenta" da agremiação em diversos anos.

O primeiro de seus mais de 15 discos foi lançado em 1970 e em 1995, lançou "A Voz do Samba" no Japão. Em 1999 a cantora Marisa Monte convidou Monarco e a Velha Guarda da Portela para o CD "Tudo Azul", de sua produção, que contou com participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

Em 2008 foi lançado o documentário Mistério do Samba, dirigido pelos cineastas Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, e também produzido por Marisa Monte, e no qual Monarco participa oferecendo relatos de sua história de vida e seus testemunhos pessoais sobre a história do samba no Rio de Janeiro. Essa produção foi incluída na seleção oficial do Festival de Cannes.

Em 2010, Monarco gravou seu primeiro DVD - "Monarco: A Memória do Samba" - no dia 28 de setembro, no Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro. Desse DVD participam Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Velha Guarda da Portela e Família Diniz. Em 2013, o compositor foi articulador da vitória da chapa Portela Verdade, tornando-se então o presidente de honra da escola. Em 2015, seu álbum "Passado de Glória - Monarco 80 anos" foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Samba.

Serviço
Monarco – Clássicos do Samba
Data: Quarta, 09 de agosto de 2017
Horário: 19h30
Duração: 80min
Classificação etária: Livre
Ingressos: R$ 40 (inteira)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Fotos: Carlos Moraes / Paulo Figueiredo / Cris Gomes