Fotos de Vitória Virtus
Ele faz jus ao título de “Rei da Noite Carioca” e mostra que realmente tem sete vidas, assim como sua guerreira mulher, Gisela Amaral. Mais uma vez, em tempos de crise econômica, RICARDO AMARAL conseguiu ontem lotar a Livraria Argumento, no Leblon, reunindo dezenas de celebridades no lançamento do seu mais novo livro” “Anos 40 – Quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil”.
Nesta publicação, de leitura leve, o mais carioca dos paulistas relembra com a ajuda do jornalista Renato Lemos, memórias e acontecimentos curiosos da época na Cidade Maravilhosa, com texto instigante e toques de acidez clássicos do grande empresário. Marcados pela criação do cinema, do teatro, do rádio mas também pelas incertezas causadas pela Segunda Guerra Mundial, os anos 40 foram os escolhidos pelo jornalista e empresário Ricardo Amaral, que abriu espaço na sua agenda concorrida após a reabertura do Hippopotamus em Ipanema, para lançar esta publicação que celebra a carioquice de um jeito todo especial.
“Os anos 40 de Ricardo Amaral, que, não por acaso, nasceu quando a década se iniciava, são um convite para o leitor entrar em uma época de charme, malandragem, vedetes de pernas compridas, orquestras de gafieira, sorvetes no palito, chiclete de bola, polêmicas, arte, inteligência e muita festa”, destaca Renato Lemos, o co-autor da obra.
A ideia foi a de apresentar a década que projetou o Brasil mundo afora, grande parte deles passados no Rio, mas com escalas fundamentais em São Paulo. Pelas mais de 300 páginas de um verdadeiro almanaque, Ricardo faz um passeio “por uma década sem internet, sem TV a cabo, sem rock and roll, sem bebidas diet e – pecado dos pecados – sem Copa do Mundo”, num livro que revela curiosidades sobre o período de racionamento, da era Vargas, da construção do Maracanã, da ascensão de Carmen Miranda e até da criação do brigadeiro.
Ao iniciar as dedicatórias, Ricardo Amaral encaminhou um exemplar ao diretor-presidente da LBV, jornalista, escritor e radialista JOSÉ DE PAIVA NETTO, apresentando uma novidade: pediu a uma calígrafa, CAROL FREITAS, que escrevesse artisticamente a mensagem ao presidente da LBV, destacando bela letra “José de Paiva Netto, diretor da LBV, abração do Ricardo Amaral, 11/07/2017”.
O lançamento da noite de ontem contou com dezenas de personalidades, destacando o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro, Jorge Coutinho, que está sendo escolhido para ocupar o Ministério da Cultura, a primeira dama do município do Rio de Janeiro, Sylvia Crivella, o casal Carlos Alberto e Beth Serpa, as irmãs Narcisa e Alice Tamborindeguy, o cartunista Ziraldo, o ator Déo Garcez, Georgina Guinle, Eliana Ovalle, a cantora Hanna, o ator, diretor e produtor musical Haroldo Costa, os atores Delcio Marinho e Hugo Gross, Leleco Barbosa, Marta Surerus, o casal Liliana Rodriguez e Nestor Rocha, Ilka Bambirra, o empresário Omar Catito Perez, Marta Surerus, os fotógrafos Sebastião Marinho e Marcelo Borgongino, a cantora e fotógrafa Vitoria Virtus e José Antonio Paz Monteiro. Marcelo Souza, Bete Suzano, Paulo Marinho, a apresentadora Adriana Bombom, Antonio Pedro Índio da Costa, com Dulcemary, Ilana Leonel, Zeila Borges, Paulo Pitanguy Muller, Humberto dos Santos Junior e Adriana Indelli.
Também estavam na longa fila de autógrafos Jhair Ribeiro, Alexandre Murucci, Lidce Almeida, José Claudio,Paulo Sergio Niemeyer e Cris Camargo, Kristie Hanbury, Ivan Monteiro, o casal Nath e Conrado, Héris Telles, o casal Maria Claudia e Lawrence, Antônio Paulo, Sérgio Sá Leitão, Pulo de Salles Guerra, Surama, Ana Carmen, Joaquim Redig, o casal Lene e Mauricio, Inês e Arnaldo Lawrence e Giovana Priolli.
Ficha Técnica
ANOS 40 – QUANDO O MUNDO, ENFIM, DESCOBRIU O BRASIL
Lançamento Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417, Leblon
Edição de texto, Renato Lemos
Ilustração de capa por Mauricio Planel
312 páginas
Editora Rara Cultural
R$54,90