De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Vitória Virtus
Os imensos engarrafamentos no trânsito de São Conrado e Barra da Tijuca, causados pelo protesto de baderneiros na Rocinha não conseguiram tirar o brilho de uma noite musical verdadeiramente mágica, quando a Diva FAFÁ DE BELÉM apresentou no Rio o espetáculo que faz parte de uma turnê que a cantora viaja pelas capitais brasileiras desde o começo de maio, em comemoração aos seus 40 anos de carreira.
O repertório do show musical traz basicamente o trabalho da artista, “ O Tamanho Certo para o Meu Sorriso”, o vigésimo segundo álbum de estúdio da cantora, que foi lançado pela gravadora Joia Moderna. O disco foi produzido por Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, pai e filho, excepcionais músicos paraenses e que acompanham Fafá em suas apresentações. O álbum ganhou dois prêmios no 27º Prêmio da Música Brasileira de "Melhor Álbum" e "Melhor Cantora.
Entre as dezenas de ilustres presenças na plateia da noite de ontem destacavam-se a Secretária Municipal de Educação, Nilcemar Nogueira, a empresária Rita Vilani, o diretor do show, Paulo Borges, o mago da São Paulo Fashion Week, a cantora e atriz Emanuelle Araujo, a jornalista e apresentadora Glenda Koslovsly, Luis Tepedino, a jornalista, escritora, colunista e apresentadora Leda Nagle, além de muitos produtores, bailarinos dos shows dos famosos, a cantora Vitoria Virtus e muitos fãs de Fafá que vieram de outros estados.
O show de ontem marcou o lançamento de um novo trabalho em DVD. Dez anos após lançar o primeiro DVD, com gravação ao vivo de caráter retrospectivo, Fafá de Belém está lançando no mercado fonográfico um segundo registro audiovisual de show. Diferentemente de Fafá de Belém ao vivo (2007), DVD que perpetuou o show gravado em Belém (PA) em outubro de 2016, com roteiro centrado nos hits da cantora paraense, o DVD “Do tamanho certo para o meu sorriso” teve sua gravação ao vivo realizada no segundo semestre do ano passado em apresentação do show no Teatro Bradesco da cidade de São Paulo (SP). Na gravação, a cantora seguiu o roteiro da estreia nacional do show, realizada no Teatro Itália, na mesma cidade de São Paulo (SP).
Sem medo do brega
Fafá de Belém sempre se manifestou em suas entrevistas sua grande admiração por Ângela Maria e por isso, faz sentido que, no disco comemorativo de seus 40 anos de carreira, a cantora paraense dê sua voz calorosa a uma música lançada pela Sapoti. A escolhida foi “Usei você”, composição de autoria do mineiro Silvio César gravada há 44 anos por Angela no álbum Angela (Copacabana, 1971). Usei você é uma das dez músicas do aguardado álbum de Fafá, intitulado “Do tamanho certo para o meu sorriso”. Esta frase consta da música O gosto da vida (Péricles Cavalcanti), lançada pela própria Fafá há 33 anos no álbum Essencial (Philips, 1982), e agora regravada pela cantora no álbum produzido por Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro.. Além de O gosto da vida e de Usei você, Fafá canta outra pérolas musicais como “ Asfalto amarelo” (parceria inédita de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro com Zeca Baleiro), “Meu coração é brega” (inédita de Veloso Dias, cujo clipe d lançamento foi gravado em plena Lapa, no Rio, no Buraco da Lacraia,), Volta (Johnny Hooker) - tema da trilha sonora do filme gay Tatuagem (Brasil, 2013) - e “Pedra sem valor”, uma canção inédita da nortista Dona Onete, que, a propósito, está no Rio para apresentação do seu trabalho.
Foi por ti que eu escrevi
Versos e cartas de amor
Foi pra ti que eu dediquei
Boa parte dos meus planos
Tantos anos, desenganos
Penei, chorei, sofri
No entanto nunca desisti
De te amar da forma que eu te amo...
E agora quando toca no rádio
A nossa canção eu viro montanha
Me transformo em vulcão
Com larvas ardentes de paixão
A minha mente explode de emoção
Sem razão meu corpo se entrega
O mundo diz 'não'
Mas não tem jeito não
Meu coração é brega...
Meu coração é brega
Meu coração é brega
O mundo diz 'não'
Mas não tem jeito não
Meu coração é brega
E agora quando toca no rádio
A nossa canção eu viro montanha
Me transformo em vulcão...