Pesquisar

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

2017 INICIA COM UM ESPETÁCULO JÁ INDICADO A PREMIAÇÕES, O "BOSSA NOVA EM CONCERTO", NO TEATRO CLARA NUNES, NO RIO



De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques 

  
Um luxuoso musical, com a escolha de um repertório irrepreensível, reuniu grande público ontem à noite com alguns convidados no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. O espetáculo BOSSA NOVA EM CONCERTO , que está em cartaz até o carnaval aos sábados (19h), domingos (18h) e segundas (21h). O musical conta com os excepcionais atores e cantores CLAUDIO LINS, TATIH KHOLER, STEPHANIE SERRAT, EDUARDA FAIDINI e KESIA ESTÁCIO, acompanhados por excelentes músicos que  traçam uma trajetória do estilo musical, interpretando composições que ficaram na memória afetiva de toda uma geração, como ‘Samba de uma nota só’ (Tom Jobim e Newton Mendonça), ‘Ela é carioca’ (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), ‘Samba de minha terra’ (Dorival Caymmi), entre outras.


 Empolgado com o sucesso da noite de estreia, o renomado pesquisador, produtor e diretor musical RODRIGO FAOUR fala de sua alegria em participar do projeto:
"Recebi um convite da produtora Aniela Jordan, através do meu amigo Gustavo Gasparani que me indicou pra esse trabalho. Então, em parceria com diretor Sérgio Módena, concebemos um espetáculo cujo objetivo é contar um pouco da história da bossa nova, um movimento tão brasileiro, tão carioca e que por incrível que pareça nunca teve um pocket show deste gênero, alternando pequenos textos com suas canções mais emblemáticas".
FAOUR lembrou que fez questão de não esquecer os precursores da bossa e de contextualizar como tudo aconteceu:


 A Bossa Nova surgiu num momento em que a música brasileira tinha um repertório bonito de sambas-canções, porém muito fatalistas. A bossa deu uma oxigenada harmônica e poética à nossa música dos anos 50 e foi a semente da MPB pós festivais dos anos 60. Também falo do sucesso internacional da bossa nova, que vem até os dias de hoje";
Entre dezenas de notáveis, a noite de ontem reuniu de Ana Botafogo e Chico Caruso e de Marcelo Serrado a Dalal Aschar, incluindo as sempre frenéticas Sandra Pêra e Dhu Moraes.



 Na platéia os destaques ficaram por conta de três dos maiores compositores da bossa nova, Roberto Menescal(que deu uma canja, lindamente, com uma das belas cantoras do show), Marcos Valle e meu amigo e vizinho de prédio, o genial Carlinhos Lyra. No show, são revividas pérolas destes três compositores, além de sucessos de Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Antonio Maria, Durval Ferreira, Jhonny Alf e Dorival Caymmi.

ESCOLHA FELIZ 

Após levar para o palco uma história de amor inédita embalada por clássicos da Bossa Nova em ‘Garota de Ipanema, o amor é bossa’, a Aventura Entretenimento, dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho, mergulha agora novamente no ritmo que marcou os anos 50/60 e apresenta o musical ‘Bossa Nova em Concerto’.



O espetáculo conta a história da Bossa Nova através de um repertório de canções que marcou um dos movimentos mais influentes da música popular brasileira e que revelou nomes como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto. Ao todo 28 músicas integram a montagem. Segundo a produtora Aniela Jordan, da Aventura," o espetáculo, que é um musical show, traz de volta à cena, depois de ‘Garota de Ipanema’, as principais músicas da Bossa Nova, desta vez contando a trajetória de um importante gênero da musica brasileira”.



“Percebo que a cidade do Rio de Janeiro, apesar de ser o berço da Bossa Nova, não tem na sua programação fixa shows e espetáculos que tratem do tema. Então acredito que possamos preencher essa lacuna com humor, leveza, emoção e boa música, logicamente!”, comentou Claudio Lins, exultando com o sucesso da estréia de ontem.



Quem assina a direção é Sergio Módena, que dirigiu o elogiado ‘Ricardo III’, protagonizado por Gustavo Gasparani, “A arte da comédia”, do Eduardo Di Filippo, a trilogia musical para crianças e adultos “Sambinha, Bossa Novinha e Forró Miudinho”, de Ana Velloso, entre outros. O texto é de Módena ao lado do jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour. Segundo o diretor, a ideia era fazer um show sobre a Bossa Nova que fosse cênico e que contasse a história desse gênero tão brasileiro. “Gosto desse formato bastante informal, onde os cantores são antes de tudo contadores de histórias. A Bossa Nova é um estilo livre, descontraído e leve.




E são esses aspectos que dão o tom do espetáculo. Rodrigo Faour levou para o show o seu amplo conhecimento musical para não só construir o repertório, mas também os textos que ligam as canções”.



O musical é dividido em quatro partes: Na primeira são abordadas as histórias e curiosidades sobre o nome ‘Bossa Nova’; na segunda a origem do estilo musical, as influências do passado e como o cenário musical brasileiro propiciou o surgimento da Bossa; o terceiro bloco trata dos costumes dos artistas da época e os locais onde se reuniam para criar; e o último mostra como a Bossa Nova ganhou o mundo.



A direção musical é de Delia Fischer, que esteve à frente do espetáculo ‘Garota de Ipanema, o amor é bossa’ e nos últimos anos vem se destacando e ganhando prêmios no cenário teatral brasileiro como arranjadora e diretora musical. No seu currículo montagens como ‘Beatles num Céu de Diamantes’ (2009), ‘Milton Nascimento – Nada Será Como Antes’ (2012), ‘Rock in Rio, o musical’ (2012), ‘Elis – A Musical’ (2013), ‘Chacrinha, O Musical’ (2014), entre outros. “A nova produção reúne canções que já faziam parte do musical ‘Garota de Ipanema’, acrescidas de outras tão conhecidas e importantes como, mas que acabaram ficando de fora do outro espetáculo. O espectador terá a oportunidade de fazer uma viagem às décadas de 50 e 60 e se lembrar de músicas marcantes para nossa história”, conta Delia. Ainda fazem parte da equipe criativa Roberta Serrado (coreografia) e Tomás Ribas (desenho de luz). 









FICHA TÉCNICA 

BOSSA NOVA EM CONCERTO

Texto de Rodrigo Faour e Sérgio Módena.
Direção Musical de Délia Fischer. Direção de Sérgio Módena

Elenco:
com os cantores, atores e dançarinos Tatih Köhler, Eduarda Fadini, Claudio Lins, Stephanie Serrat e Késia Estácio. 

Músicos:
Claudia Elizeu (pianista regente)
Rafael Maia (bateria, percussão, trompete e flugel)
Matias Correa (baixo)
Marcos Amorim (guitarra e violão)
No Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea, RJ). Sábados às 19h, domingo às 18h e segundas às 21h.

Vendas:
Na bilheteria: Seg a Sáb, das 13h às 21h; Dom, das 13h às 20h
Pelo site: www.ingresso.com
Preços: R$ 70,00 inteira / R$ 35,00 meia