NATAL FAMILIAR NA TURMA OK CELEBRADO COM
UMA BELA ENCENAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS
LUIZ CARLOS LOURENÇO
Fotos de Daniel Marques
Abençoado diretamente por Santo Antonio, já que sua nova sede está localizada bem em frente à igreja do Protetor dos pobres e famintos, na rua dos Inválidos, 39, a Turma OK é uma das tradições do Rio de Janeiro, porque é um clube estritamente familiar e tão célebre como outros cenários cariocas, como a Gafieira Estudantina, o Bar Luis e o Clube do Bola Preta. É uma verdadeira confraria gay, localizada em plena Lapa, mas que, acima de tudo, conserva as melhores tradições familiares, como a celebração do Natal, com direito a árvore enfeitada com muitas luzes, a encenação do nascimento do menino Jesus, a chegada do Papai Noel, a bela confraternização com um almoço incluindo um cardápio caprichado, muitos sorrisos e as lendárias brincadeiras do "amigo oculto".
A festa aconteceu na tarde do ensolarado domingo que antecede o Natal, e sua diretoria, seus associados e convidados especiais comprovaram porque o espaço é um referencial para a comunidade LGBT no Rio de Janeiro. Ao longo de seus 50 anos, a Turma OK trilha uma trajetória de luta e paixão que atravessa o tempo. Passando pelos severos anos da ditadura onde gays eram presos por vadiagem, até os dias de hoje, com seus tradicionais concursos e shows de transformismo e dublagem que resistem ao tempo, a confortável e alegre agremiação é um espaço de sociabilidade e respeito que abrilhanta a cena artística da boemia da Lapa.
Especialmente convidada pelos atuais dirigentes da casa, a equipe deste blog foi recebida com pompa e circunstância e o fotógrafo Daniel Marques registrou alguns momentos inesquecíveis da confraternização. Fica a dica de um sadio divertimento para os cariocas e os milhares de turistas de outros estados e do exterior que visitam o Rio.