AO LANÇAR LIVRO DE SUA VIDA
De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques
Os 51 anos da movimentada vida de LUIZA BRUNET foram passados a limpo num livro de 256 páginas, que já desponta como um recorde de vendas. Cada vez mais bela, a ex-modelo e empresária, trajando um belo e decotado vestido longo rosa, autografou por mais de três horas centenas de livros na Livraria da Travessa, localizada no Shopping Leblon.
A obra literária foi escrita por Laura Malin, ex-mulher do ator Danton Mello. Para a noite de lançamento, sem muitas preocupações com o cabelo, Luiza deixou à mostra sua bela tatuagem de rosas e raminhos no braço esquerdo, usou uma maquiagem leve e acessórios neutros para não pesar no seu visual.
No livro, passagens importantes da vida da mãe de Yasmin Brunet e Antonio, como o trabalho como empregada doméstica e o posto de garota-propaganda da grife Dijon nos anos 1980, não deixaram de ser abordados na biografia, além da encenada “briga”’ com Xuxa Meneghel, rivalidade inventada nos anos 80 para vender maior número de revistas semanais.
Em entrevista a este jornalista, a ex-modelo afirmou que não tem nenhum arrependimento dos fatos que nortearam sua vida.
— Não tenho remorso de nada que está escrito ai. Sempre tive muita coragem e até resisti um pouco, no início, à ideia de lançar uma biografia, posso afirmar que totalmente autorizada. Para amadurecer esse projeto, conversei muito com meus filhos para dar forma ao livro. O Antônio sempre se surpreendia com as histórias, já que muitas delas ainda eram desconhecidas para ele e a Yasmin ficava preocupada com as declarações que eu poderia dar sobre ela. Mas o livro esta aí, a criança nasceu e agora tem que ser curtida.
Desde o início da noite de ontem, muitos amigos de Luiza prestigiaram o evento, formando animadas filas à espera da assinatura. Um dos primeiros notáveis a chegar foi José Bonifácio de Oliveira, o Boni, seguido da mãe de Luiza, Alzira, e suas irmãs Luciana, Lucenir e Lid, e os dois filhos Yasmin e Antônio. Em pequenos intervalos dos autógrafos, ela reunia grupos de jornalistas e fotógrafos que a cercavam sem parar, dando detalhes do livro.
Ao encontrar na fila dos amigos a colunista Lu Lacerda, abraçou muito a jornalista chegando a dar alguns tapinhas nas nádegas dela. Na dedicatória, colocou a frase “Lu, lu,Lu, Lu, Lu, Lu, te amo” e disse para a amiga, "Essa é uma biografia autorizada, mas rebelde. Foram muitas versões até chegar a final e aprovei tudo, seus leitores já podem comprar e curtir!, brincou..
Receberam o livro de Luiza autografado com mensagens carinhosas a promoter Andréa Natal, Diretora Geral do Hotel Copacabana Palace, a Dra. Rosa Célia, idealizadora do projeto Pró Criança Cardíaca, que cuida crianças carentes com problemas no coração, a atriz Gisela Fraga, Antenor Barbosa Lima, Carlos Alberto Vizeu, Renata Ximenes, Maria Fernanda Ximenes e Mirela Mansa. Também lá estavam o empresário Heitor Simões, classificado pela bela morena como “meu melhor amigo”, o colunista Léo Dias, repórter do programa Pânico na TV, a modelo e destaque de Carnaval, Solange Gomes. Também estiveram na movimentada noite de autógrafos o fotografo Marcelo Faustini,o o amigo cabeleireiro Marcelo Hicho, o empresário Humberto Saad, a produtora de cinema Veronica Brendler, o agente de viagens e carnavalesco Nabil Habib, conhecido como Nabil Destaque, Eliane Tabback, e o ator italiano Edoardo Costa, nascido na Sicília, e atualmente atuando em cinema em Los Angeles, além do cabeleireiro de Luiza, Carlos Reis, o TOP de Destaques do Carnaval e que apresenta na Portela a fantasia mais cara do desfile no Sambódromo.
Um momento curioso da noite foi a chegada de um amigo mineiro, Mauro Benedito, vereador e atual Secretário de Cultura da cidade de Itamonte. Levou como presente um enorme cesto recheado de queijos, geléias, frutas e outras especiarias de sua cidade, sendo logo cercado pelos fotógrafos para registrar o inusitado presente.
“Somos amigos há mais de 30 anos e eu queria agradá-la com o que temos de melhor na nossa cidade, as coisas boas da terra mineira da nossa Itamonte”, declarou orgulhoso com a façanha.
VIDA AGITADA
O livro lançado ontem tem uma narrativa muito interessante, mostrando que na contra-mão da maioria das mulheres, Luiza Brunet, que foi durante muitos anos a musa nacional, pretende retirar 140 ml de silicone que colocou nos seios há alguns anos. Ela, a propósito, vem tendo elogiada atuação como atriz no quadro Correio Feminino, apresentado no Fantástico. Poderá, inclusive, ganhar papel na próxima novela de Benedito Ruy Barbosa, Meu pedacinho de chão.
O ex-marido de Luiza, Armando, não compareceu à noite de autógrafos, e seu atual namorado, o empresário gaúcho Lírio Parisotto, que pretende casar com a bela em festa no Copacabana Palace, só chegou à Livraria da Travessa no final do evento, saindo rapidamente ao seu lado pelos corredores do Shopping Leblon.
Aos jornalistas, ela destaca que não quer mais ser chamada de modelo. Aos 51 anos, a diva continua sendo exemplo de beleza e boa forma, mas diz que suas preocupações mudaram.
_ “Hoje, só penso em qualidade de vida e tranquilidade. Adoro curtir passeio com amigos e o carnaval, não está mais em primeiro plano.
O livro narra o princípio de sua juventude em Itaporã, no interior do Mato Grosso do Sul, muita coisa mudou na vida desta mulher - que se tornou marca registrada de beleza e ícone do carnaval. Ela confessou que chorou após ler o primeiro capítulo. O livro aborda a infância humilde, os tempos de modelo e trará curiosidades sobre sua vida.
“ – Adoro rever fotos antigas, como esta que o jornalista Lourenço me deu há pouco, num baile de carnaval do Scala, organizado pelo querido Alex Deneriaz, do Amazonas. Relembrar o passado tem sido uma bênção, já que, segundo ela, "não está sendo fácil passar pela menopausa".
Entre um convite e outro para desfilar, foi a figura central do lançamento de um perfume com seu nome, na Avon, que ontem foi distribuído em kits para os amigos que prestigiaram o lançamento. Lançou também um guia de beleza e bem estar, com dicas garimpadas em três décadas de carreira. Diz que continua engajada em causas sociais, como o combate ao câncer de mama. Ao dedicar um exemplar do livro para o diretor- presidente da Legião da Boa Vontade, escreveu; “ José de Paiva Netto, um beijo carinhoso da Luiza Brunet, desenhando um pequeno coração logo abaixo da assinatura.
Com tantos afazeres, Luiza Brunet ainda encontra tempo para tocar os negócios. "Vem um novo perfume por aí", avisa.
Escolhida “embaixadora” do Instituto Avon, passou a viajar pelo Brasil fazendo-se porta-voz das mulheres, participando de palestras, inaugurações de hospitais e centros médicos, sempre apoiando ações em defesa da mulher que sofre de câncer ou violência doméstica, “olhando em seus olhos, dando uma palavra de conforto para um doente terminal”.
Segundo seu amigo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, adotando os procedimentos acima, ela compartilhou emoções, adotou uma causa, cresceu espiritualmente. Deu, mais uma vez, a volta por cima.
Luiza não se incomoda em relembrar, no livro, o período em que trabalhou como empregada doméstica e empacotadora.
“Esses trabalhos me fizeram experimentar os dois lados da vida. Saí do interior, fui morar no subúrbio do Rio e comecei a trabalhar super cedo. Primeiro como babá e empregada doméstica; depois, como empacotadora. Essa transformação de imagem me fez crescer e dar valor às pessoas que têm poucas possibilidades na vida. Foi grandioso, não tenho vergonha nenhuma. Sei fazer tudo na minha casa: organizo, faço comida, arrumo armários. Acabei virando uma excelente dona de casa.
Ela diz que continua cuidando do corpo, mas sem exageros:
- gosto de andar, de ir à praia, e pratico Pilates, que trabalha contração e alongamento, que é o que eu busco hoje para o meu corpo. Não quero emagrecer mais, voltar a ser modelo e vestir 38. Não é isso que busco hoje em dia. Quero qualidade de vida, tranquilidade e um grande amor.
Tem de saber envelhecer e aceitar que o corpo muda, principalmente no estágio em que estou agora, a menopausa. Sempre fiz exercícios físicos. Já passei por todas as modalidades - aeróbica, musculação, corrida na praia, ginástica em grupo. Atualmente, faço musculação duas vezes por semana com um personal trainer - muito pouquinho, porque não gosto
Sobre a vaidade, diz sempre foi super vaidosa. Acho que vaidade tem tudo a ver com autoestima. Estar com o cabelo legal, usar uma roupa legal, se olhar no espelho e se achar bonita... Tudo isso faz bem para a saúde e reflete no trabalho, na família, em tudo na vida.Quando era moda, coloquei bastante silicone nos seios. Depois, diminuí. E pretendo diminuir cada vez mais. Quando você está madura, quanto maior o peito, mais pesado fica. Mulher, quando fica mais velha, tem de encurtar o cabelo e ter seios pequenos. Essa é a minha receita.
Sinto-me muito bem, em plena forma para cuidar dos meus filhos, netos e, quem sabe, até de um cachorro. A vida é feita de momentos e fases, temos de viver a beleza de cada época. O segredo é estar em paz consigo mesma. Só aí dá para encontrar o equilíbrio.
Sobre o Carnaval, diz que tem orgulho do que já fez nos desfiles.
- Acho que a mulher tem de ser feminina. Salvando a Sabrina Sato, que é gostosa, não me agrada mulher com corpo de perereca. Mas adoro e sempre vou adorar o carnaval., que está cada vez mais maravilhoso. A qualidade - tanto no Rio quanto em São Paulo - melhorou, há uma safra de novos talentos. Participei durante 29 anos e, agora pendurei as chuteiras. Fiz parte desse crescimento, do qual me orgulho muito. Amo o carnaval. Já cumpri minha parte como madrinha de bateria, é legal saber a hora de sair.