Pesquisar

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Gramado espera sua visita

Gramado conta com programação para todos os gostos. (Foto: Reprodução)


Aproveitar o friozinho do inverno para curtir as belas paisagens de Gramado, na Serra Gaúcha, pode ser a opção perfeita para quem está programando as férias de julho. Localizada a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, a cidade, que parece fazer parte de um filme romântico, atrai multidões de turistas todos os anos. Seja pela gastronomia farta, famosa pelos cafés coloniais, vinhos e chocolates, ou pelos parques, emoldurados por araucárias e pinheiros, a região agrada em cheio.

No entanto, não é apenas pela aparência romântica, em um ambiente em estilo europeu, que Gramado atrai tantos visitantes. Pelo fato de ser um centro de compras e de ter uma gastronomia de primeira linha, Gramado se renova a cada ano, consolidando-se como um destino dos mais agradáveis.


A cidade também recebe muitos visitantes em função de ser sede de diversos eventos nacionais e internacionais, como, por exemplo, o Festival de Cinema de Gramado (que, neste ano, em sua 44 edição, acontece de 26 de agosto a 3 de setembro). Confira algumas dicas para curtir a cidade.

Lago Joaquina Bier é um dos pontos turísticos mais visitados. (Foto: Reprodução)



Natureza.
Uma das paisagens mais bonitas e visitadas da Serra Gaúcha, o Lago Negro inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome. Por toda sua margem existe um passeio florido, e é possível andar a pé ou de bicicleta. A maior atração fica por conta dos pedalinhos em formato de cisnes. Outro belo cenário para uma caminhada é o Lago Joaquina Rita Bier. A área possui 17 mil metros quadrados, além de restaurantes com vista para as águas.

Snowland.
Para os aventureiros, a dica é visitar o Snowland, parque de neve indoor. Com várias atrações radicais na neve artificial (esqui, snowboarding, e airboard), o local conta com área de alimentação e lojas no Vilarejo Alpino. O parque fica na RS-235, 9.009, a 6 quilômetros do centro de Gramado. Informações pelo site www.snowland.com.br

Gastronomia.
Ao fazer um passeio pelo centro de Gramado,uma dica imperdível é caminhar até a Praça das Comunicações. Lá, é possível encontrar deliciosas comidas artesanais, na Casa do Colono. No local, são comercializados diversos tipos de produto, como biscoitos, doces, queijos, salames, massas caseiras, geleias, sucos e vinhos. Nos finais de semana, os colonos assam pães e cucas no fogão à lenha.
Quando se fala em opções de restaurantes, a variedade é imensa. É claro que as cantinas italianas dominam a região, com opções requintadas de massas, galetos, sopas, mas as sequências de fondues e as especialidades alemãs nos tradicionais cafés coloniais agradam em cheio os visitantes. Mais informações sobre a cidade podem ser conferidas no site www.gramado.rs.gov.br