Pesquisar

terça-feira, 6 de outubro de 2015

SHOW LOTA SALÃO NOBRE DO TIJUCA
PARA AJUDAR O LAR ANALIA FRANCO





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos:Daniel Marques 
           Luiz Alberto

Com a presença de vários artistas, com destaque para as cantoras CLAUDINHA TELLES e MARIA ALCINA, junto com vários músicos e uma apresentação especial de RON ALDINHO DO CAVAQUINHO, o salão nobre do Tijuca Tenis Club  ficou lotado na tarde deste domingo numa festa especial destinada a arrecadar recursos para a manutenção do Lar Anália Franco, fundado em 1922.
O lar é uma instituição que ampara e educa 85 meninas carentes, com sede na Av. Marechal Rondon, 875, no bairro do Rocha, no Rio de Janeiro, cuja diretoria sempre foi composta por voluntários. Na oportunidade, foram sorteados brindes aos participantes da festa e vários stands venderam peças de artesanato, roupas e bijuteiras para ajudar a instituição.


Também  foram vendidos vários exemplares do livreo de Agenor Diogo da Silva " Lar Anália Franco RJ - Uma História Centenária", em benefício da manutenção do Lar, de autoria do Presidente do Conselho Superior, Adyr da Silva. O livro destaca a atuação de Anália Franco, de seu esposo Francisco Antonio Bastos, de Agenor Diogo da Silva e da importância do Lar Anália Franco na educação das meninas.
Adyr, nessa obra, revela que Anália Emília Franco Bastos foi personalidade muito além do seu tempo. Educadora, literata, jornalista, patrocinadora das artes e espírita praticante. Inovadora na pedagogia, liberal e humanista no comportamento, abolicionista e republicana nas ideias, teve sempre conduta bondosa e fraterna, notável Anjo da Caridade. Foi pioneira no movimento pela igualdade e emancipação da mulher.


Em 1913 decidiu criar mais uma unidade de sua obra que já contava mais de 150 escolas com asilo e creche. Eram espalhadas pelo Estado de São Paulo e vizinhos. Escolheu o Rio de Janeiro como objetivo por razões sentimentais. Faleceu em 1919 sem ter podido concretizar a decisão. Coube a Francisco António Bastos a missão de fundar essa instituição fluminense, o Asilo de Órfãs Anália Franco em 1922. O livro pode ser adquirido na sede do Lar Anália Franco, telefone: 2281-1000, e-mail : lafrj1922@yahoo.com.br



COMO AJUDAR
  
Todas as pessoas interessadas em ajudar a instituição podem se tornar colaboradoras, transformando em  colaboradores associados e contribuindo mensalmente através de boleto bancário. Também podem colaborar doando alimentos e material de higiene e de limpeza.  Os contatos são feitos pelos telefones 2281-1000 e 2241-6557


O Lar Anália Franco do Rio de Janeiro , anteriormente denominado Asilo de Órfãos Anália Franco, fundado em 22 de outubro de 1922, é uma Entidade Beneficente Sócio Educacional sem fins lucrativos, de assistência e promoção social de direito civil, reconhecida de Utilidade Pública Federal e Estadual, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social.


Tem como mentora a Grande Dama da Educação Brasileira Anália Franco, fundadora de mais de 70 asilos, creches e escolas espalhadas por vários estados brasileiros. Atualmente atende crianças, na faixa etária de 1,5 a 3, em creche; na faixa etária de 4 a 6 anos, na pré-escola e, de 7 aos 12 anos, com acompanhamento nas escolas municipais próximas ao Lar. Desenvolvendo projetos de apoio pedagógico, esporte e lazer, arte e cultura, suplementação alimentar, preparação visando à inserção ao mercado de trabalho e capacitação para geração de renda familiar.


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069 de 13/07/1990, para consecução de sua finalidade o Lar adotou o regime sócio educativo em meio aberto, em período integral, visando o desenvolvimento social, afetivo e educacional de crianças do sexo feminino, em situação de risco, oriundas das comunidades da Mangueira, Jacaré, Sampaio, Rato Molhado, Manguinhos, Metrô e adjacências.
Com base no Art. 2º do Estatuto do Lar Anália Franco a finalidade do Lar é o amparo gratuito a crianças carentes,  na faixa etária de 1 ano e meio a 12 anos.

Lar Anália Franco
Av. Marechal Rondon, 875, Rocha
Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20.950-005
Fone: (21) 2281-1000