MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ" SE DESTACA COMO
BELO MUSICAL NO OI CASAGRANDE, NO LEBLON
Por Luiz Carlos Lourenço
Fotos Daniel Marques
Baseado no romance de Marcos Rey (1968) e com canções compostas por Josimar Carneiro (o mesmo da comédia musical 'Império'), 'Memórias de um Gigolô' é o novo espetáculo de Miguel Falabella, que está em cartaz em curta temporada no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, de quinta a domingo. As apresentações irão somente até o dia 17 de outubro e os ingressos estão à venda diariamente na bilheteria do teatro ou através do site ingressorapido.com.br
Fabiana Carla
A sessão especial para convidados aconteceu nesta segunda-feira, lotando o OI Casagrande e reunindo personalidades do mundo artístico de todas as idades, levando à platéia nomes de atores e atrizes de destaque no cinema e TV como Joana Fomm e Araci Cardoso, Kadu Moliterno( com a namorada Cristianne Rodriguez), Françoise Forton, Amin Khader, Christovam de Chevalier com a irmã Theodora de Chevalier, Alexandre Barillari, Diogo Vilela, Silvia Laçari, Claudia Alencar, Fabiana Carla, Simone Soares, Felipe Simas, Gualdino Calixto, Marcos Pasquim, (com a produtora Aline Fernandez), Ricardo Pereira(com a mulher, Francisca), Paulo Rocha, Marcos Oliveira, Nando Rodrigues e Juliana Paiva. Também compareceram a cantora e atriz Jane Di Castro.
Ricardo Pereira com a mulher, Francisca
A trama original gira em torno de Mariano, um aprendiz de gigolô criado por uma cafetina, Madame Iara, e que se apaixona loucamente por Lu, uma prostituta que é protegida de Esmeraldo, cafetão profissional. Está armado o triângulo amoroso, que gera grandes confusões: Mariano ama Lu, que ama Esmeraldo, que ama Lu, que também ama Mariano. A história se passa no auge do ciclo do café em São Paulo dos anos 20, e retrata uma sucessão sem fim de golpes e malandragens aplicadas pelos dois protagonistas para seduzir sua amada, que por não conseguir se decidir, troca entre os dois amantes constantemente.
Marcos Pasquim, com a produtora Aline Fernandez |
Mariana Rios, que já participou de diversas novelas na Rede Globo, mostrou-se muito feliz com a experiência:.
- Estou empolgada com este musical, onde consigo atuar, cantar, dançar... estou muito contente - comemora, e muito feliz em dividir a cena com Marcelo Serrado e Leonardo Miggiorin.
O ator Marcelo Serrado também falou sobre o espetáculo:
'Eu canto. Não tão bem quanto o Daniel Boaventura, por exemplo, mas estou gostando do resultado. . Sempre quis trabalhar com o Miguel Falabella [diretor da peça]. Me lembro da série de mesmo nome, na Globo. Quero fazer mais musical daqui pra frente. Eu sei tocar violão e piano. Na peça, não toco, mas vou pedir pra ter isso, pelo menos o violão.'
Alessandra Verney, que integrou recentemente o elenco da série global 'Sexo e as Negas' no papel de Bibiana, também já foi Noemi em 'Império' (2006), Irene Molloy em 'Alô Dolly' (2012) e Denise Barcca em 'O Que O Mordomo Viu' (2014), e agora vive Madame Iara em seu quarto trabalho com Miguel Falabella no teatro.
Além deles, grandes nomes do teatro musical brasileiro também foram estão no elenco do musical, como os garotos Mathues Braga e Kalebe Figueiredo, Adriana Capparelli, Clara Camargo, Fernanda Belinatti, Laura Visconti, Luana Bichiqui, Mariana Baltar, Renata Bras, Thati Abra, Adriano Fanti, Alê Limma, Fernando Cursino, Luiz Pacini, Osmar Silveira, Ricardo Vieira e Ubiracy Paraná do Brasil.
Para retratar fielmente a época e marcar a transição dos anos, o elenco faz uso de 23 perucas, 10 bigodes e 125 figurinos. Já os atores tiveram que passar por muita preparação vocal. Enquanto Serrado (Esmeraldo) encarou seis meses de aulas de canto, Miggiorin foi além para encontrar a técnica perfeita:
— Além das aulas, fiz nebulização e usei muito soro fisiológico no nariz.
— Tudo na composição dessa personagem é um desafio, mas a parte mais difícil foi a das músicas, que são lindas — diz Mariana Rios, que vive Guadalupe, afirmou também – “Miguel é genial em tudo o que ele faz: ele sabe o que quer, quando ele quer e de que maneira ele quer. Isso reflete na equipe ímpar que ele juntou “.
Alexandre Barillari sempre bem acompanhado
Mariana Rios reviveu a mesma emoção da época em que veio morar no Rio de Janeiro e encarou seu primeiro musical, sob direção de Oswaldo Montenegro. “Desde o começo do ano estava com muita vontade de voltar a cantar, de compor e querendo gravar o que eu estava compondo. Então, quando o Miguel Falabella me chamou para o papel, uni tudo o que eu queria. Senti que subi alguns degraus na minha vida profissional”, conta ela, que mesmo sendo cantora, incluiu ainda aulas de canto e aquecimento vocal em sua rotina. Além disto nesta correria a atriz perdeu 05 quilos.
Joana Fomm |
Na trama, Mariano é um órfão criado pela cartomante Madame Antonieta, com quem aprende a arte de se livrar de qualquer enrascada. Depois que ela morre, o jovem é adotado por Madame Iara, a dona de um bordel, que lhe apresenta um mundo até então desconhecido. É neste ambiente que ele conhece duas pessoas que vão mudar completamente a sua vida: a charmosa Guadalupe e seu companheiro, o gigolô Esmeraldo. Surge entre eles um jogo de sedução que se desenvolve sem rivalidades ou repressões, que dá origem a um divertido triângulo amoroso.
– Mariano começa a peça como uma criança e vai amadurecendo ao longo da apresentação. Ele encontra afeto indo morar em um bordel e aquelas pessoas acabam se tornando a família que ele nunca teve. Ao mesmo tempo em que ele se apaixona por Guadalupe, ele vê nela uma figura materna. Então existe toda uma questão psicológica do filho que rivaliza com o pai pela atenção da mãe – defende Leonardo Miggiorin.
A estreia do musical “Memórias de um gigolô” na sexta passada, dia 2 de outubro de 2015, no Oi Casa Grande, teve um sabor especial para Miguel Falabella, É que, após a estreia em São Paulo em julho, sob a proibição legal da participação dos atores-mirins que interpretariam o protagonista Mariano quando criança, a peça volta ao seu formato inicial. “ O Rio será o primeiro a conhecer o espetáculo tal como ele foi concebido” disse Miguel Falabella, lembrando a frustração de ter de mudar toda a primeira parte do musical a uma semana da estreia. — Leonardo Miggiorin teve de se desdobrar um bocado, interpretando Mariano menino e adulto – conta.
Kadu Moliterno com a namorada Cristianne Rodriguez
Em São Paulo, Miguel Falabella mostrou sua indignação, quando na pre estréia discursou protestando, pois o espetáculo havia sofrido duas baixas no elenco, dos atores mirins Matheus Braga, de 13 anos, e Kalebe Figueiredo, de 10 anos. Os meninos subiram ao palco com fitas adesivas fechando a boca ao lado de Miguel
Claudia Alencar
Felipe Simas
Paulo Rocha e a namorada, a psicóloga Juliana Pereira
Simone Soares
Christovam de Chevalier com a irmã Theodora de Chevalier
Amin Khader
Marcos Oliveira
Jane Di Castro, Diogo Vilela e Sylvia Massari
O ator e escritor Gualdino Calixto
Mariana Rios
Final do espetáculo e agradecimentos
Miguel Falabella subiu ao palco para agradecer a platéia do teatro OI Casa Grande
SERVIÇO
Baseado na obra: Marco Rey
Texto, Adaptação e Direção Geral: Miguel Falabella
Músicas e Direção Musical: Josimar Carneiro
Coreografia: Fernanda Chamma
Produção Geral: Sandro Chaim
Coprodução: Rose Dalney
Cenografia: Renalto Theobaldo e Beto Rolnik
Figurino: Ligia Rocha
Designer de Luz: Drika Matheus
Designer de Som: Gabriel D´Angelo
Elenco: Marcelo Serrado, Mariana Rios, Leonardo Miggiorin, Alessandra Verney, Mariana Baltar, Luiz Pacini, Ubiracy Paraná do Brasil, Osmar Silveira, Adriano Fanti, Adriana Capparelli, Clara Camargo, Luana Bichiqui, Laura Visconti, Renata Brás, Fernanda Belinatti, Fernando Cursino,Thati Abra e Alexandre Lima, entre outros músicos e atores.
Oi Casa Grande:
Av. Afrânio de Melo Franco 290, Leblon — 2511-0800. Qui, às 21h. Sex, às 21h. Sáb, às 18h e às 21h30m.
Dom, às 18h. De R$ 50 a R$ 140. Duração: 130 minutos – com intervalo – censura 10 anos. Até 17 de outubro.