Pesquisar

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SESC REALIZA UMA HOMENAGEM AO POETA 
FERREIRA GULLAR COM SHOW E DEBATES



Show de Adriana Calcanhotto abriu a  programação gratuita de três dias para celebrar aniversário de 85 anos do escritor e jornalista

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Luiz Alberto

Em comemoração so 85 anos do poeta, crítico de arte, jornalista e dramaturgo Ferreira Gullar o Sesc Ginástico preparou uma programação especial de três dias. Na abertura do projeto “Ferreira Gullar – porque a vida não basta”, ontem à noite, no Teatro Sesc Ginástico, um numeroso público lotou a casa para assistir um show especial de Adriana Calcanhotto, cantando compoosições criadas pelo poeta maranhense. Antes de sua apresentação,duas novas obras do autor foram  lançadas, “Toda Poesia” e “O Prazer do Poema: uma antologia pessoal”.
 O público teve oportunidade de assistir ainda, durante um coquetel,  uma performance da peça inédita especialmente escrita para o projeto: “Um poema cênico para Ferreira Gullar” e antes do espetáculo de Adriana Calcanhotto, participou de um encontro com o autor com a mediação do escritor Antonio Carlos Secchin, que assim como Gullar, também é membro da Academia Brasileira de Letras.


A linguagem inovadora de Ferreira Gullar que conquistou enorme relevância no cenário artístico brasileiro também conduz o segundo dia do evento, nesta quarta (30). Às 19h, começa a programação com exibições de filmes sobre o poeta maranhense, como o curta “Por acaso Gullar”, de Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt e “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana, além de um debate entre os diretores.


Para encerrar o projeto, amanhã, quinta , acontece a estreia nacional do espetáculo inédito “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, na íntegra, com direção de Ana Nero. A montagem, da Cia Delírios Cênicos, é um trabalho de pesquisa sobre a obra do autor, um espetáculo baseado em poemas e crônicas de Gullar, que permite que o público vivencie os sentidos da poesia de José Ribamar Ferreira, que adotou o nome de Ferreira Gullar em 1943, mesmo ano em que passa a se dedicar à poesia e começa sua trajetória como um dos maiores gênios da história da literatura brasileira.










Programação de hoje e amanhã:
Quarta (30)
19h30 - Performance de um trecho da peça "Um poema cênico para Ferreira Gullar", com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes, com direção de Ana Nero.
20h – Exibição de filmes sobre o poeta: “Por Acaso Gullar”, curta-documentário dirigido por Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt. Na sequência, “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana.
21h – Conversa entre os diretores dos filmes, Zelito Viana e Maria Rezende.
Quinta (1º)
19h30 – Estreia nacional do espetáculo "Um poema cênico para Ferreira Gullar", com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes. Direção: Ana Nero.
21h - Debate com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória, Samya Enes e a diretora Ana Nero.