MÚSICOS-CICLISTAS VISITAM E TOCAM EM
IPANEMA, NA VOLTA AO RIO EM 450 ANOS
De Luiz Carlos Lourenço
Imagens de divulgação
A Orquestra de músicos sobre bicicletas está participando do calendário oficial das comemorações pelo aniversário de 450 anos do Rio com passeios culturais. A Orquestra Cyclophonica, criada em 1999 por Leonardo Fuks, reúne músicos profissionais ciclistas em permanente diálogo criativo com culturas diversas, adaptando seu repertório aos diferentes percursos e públicos que visitam. Neste domingo, o grupo percorreu vários pontos turísticos de Ipanema, destacando o prédio onde viveu Antonio Carlos Jobim, na rua Nascimento Silva 107, onde tocaram o "Carta ao Tom", o bar Garota de Ipanema e a Toca do Vinicius, ambas na rua Vinicius de Moraes.
O evento faz parte do projeto “Volta ao Rio em 450 anos”, que tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e que até outubro ocupará, com música, espaços públicos de mais de 40 bairros da cidade.Criada há 16 anos, a Cyclophonica é a única orquestra profissional sobre bicicletas do mundo. Pedalando e tocando com simples instrumentos feitos à mão e outros adaptados, os músicos inspiram pessoas de todas as idades, ampliam o acesso à arte e abordam temas importantes, como democratização cultural, sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e segurança no trânsito e na cidade.
Desde março de 2011, a cidade do Rio de Janeiro foi percorrida por uma trupe original e irreverente de músicos montados em bicicletas verdinhas dobráveis, carregando teclados, tambores, flautas e outros 40 instrumentos sobre rodas.
Estes dez músicos, 6 rapazes e 4 moças, surpreendem e divertem a população pedalando e tocando ao mesmo tempo músicas clássicas e populares, hinos de futebol e muito mais, com instrumentos inventados e adaptados para serem controlados com uma única mão, permitindo a navegação segura e confortável destes artistas.
Considerando-se que a Música é a forma de expressão mais difundida, universal e estimulante e o Ciclismo o mais popular, ecológico e acessível meio de transporte e de lazer , não poderia existir casamento mais feliz e simpático.
O projeto “Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca” realizou uma mostra ampla da música popular e de concerto, apresentada em 32 concertos ao ar-livre por todo o Rio de Janeiro. Tais concertos foram realizados nos logradouros mais variados das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro. Incluem-se neste variado roteiro a Feira de São Cristóvão, todas as praias cariocas, SAARA, Camelódromo, Igreja da Glória, Arcos da Lapa, Estação do Bondinho da Urca, Piscinão de Ramos, Favela da Rocinha, Igreja da Penha, Piscinão de Ramos, Recreio e Barra da Tijuca, Largo do Boticário, Palácio do Catete, Lagoa, Baía de Guanabara e muitos outros. Em cada local percorrido, a Cyclophonica interage com os sons urbanos, a história de cada local e os inúmeros músicos e artistas de rua que vai encontrando pelo caminho.
Todos os eventos da Cyclophonica foram documentados com fotos e vídeos no blog www.cyclophonica.blogspot.com
A Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca foi executada por Leo Fuks (diretor), Leandro Soares , Maíra Freitas , Manoela Marinho , Sheila Zagury , Denise Padilha, Cosme Silveira, Sérgio Magalhães, Sérgio Naidin, Ramon Oliveira e Gabriel Guenter.
Patrocínio Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro;
apoio Oi Futuro;
parceria Pedal2 e Blitz Bicicletas
Contato do grupo: cyclophonica@yahoo.com
BLOG www.cyclophonica.blogspot.com
FB https://www.facebook.com/groups/cyclophonica/